São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASSEMBLÉIA DA OEA

Equador cobra indenização da Colômbia por ataque às Farc

DA FRANCE PRESSE

O Equador reafirmou ontem, na sessão de encerramento da 38ª Assembléia Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Medellín, o pedido para que Bogotá pague indenização pelo ataque que realizou em 1º de março contra um acampamento das Farc em solo equatoriano.
"É indispensável que o país assuma as responsabilidades por seus atos", disse a chanceler do Equador, María Isabel Salvador, na cúpula.
A OEA anunciou também que a Colômbia se comprometeu a ceder ao Equador os vídeos do ataque às Farc, em resposta a pedido de Quito.
Em março, Equador e Colômbia romperam relações diplomáticas, após o governo colombiano atacar as Farc no Equador, matando o número dois da guerrilha, Raúl Reyes, e outras 24 pessoas, entre elas um equatoriano.
O final da reunião foi marcado também por tensões entre EUA e Venezuela. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, acusou Washington de "promover a violência na região" e chamou o subsecretário de Estado americano, John Negroponte, de "funcionariozinho com ficha criminal". Na véspera, Negroponte dissera que as Farc "buscam refúgio" na Venezuela e que o país deveria evitar essa situação.


Texto Anterior: Somália: ONU autoriza, e navios russos preparam ataque a piratas
Próximo Texto: Relações Brasil-Cuba: Lula promete a cubanos voltar à ilha antes de fim do mandato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.