São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

RELAÇÕES BRASIL-CUBA

Lula promete a cubanos voltar à ilha antes de fim do mandato

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem a autoridades cubanas voltar ao país antes do fim de seu mandato, em 2010, para consolidar todo o ambicioso pacote de cooperação que os dois países estão costurando.
Lula recebeu o vice-presidente José Ramón Machado Ventura e o chanceler Felipe Pérez Roque em um intervalo da Cúpula sobre Segurança Alimentar, em Roma.
Os três passaram em revista um conjunto já discutido pelo chanceler Celso Amorim, em sua recente visita a Cuba. Começa com a cooperação para o plantio de 20 mil hectares de soja, passa pela transferência de tecnologia na área biológica e inclui até eventual participação brasileira na exploração de petróleo em Cuba.
Lula citou ainda projetos de educação em que os dois países podem interagir.
O chanceler Celso Amorim conta que os empresários brasileiros que com ele estiveram em Cuba, na semana passada, "sentiram um clima positivo para investimentos". O que sugere que acreditam que o regime cubano vai caminhar para uma transição ao menos econômica em que o capital externo será bem tratado. "Confio muito no olfato do empresariado", diz Amorim.


Texto Anterior: Assembléia da OEA: Equador cobra indenização da Colômbia por ataque às Farc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.