São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMÁLIA

ONU autoriza, e navios russos preparam ataque a piratas

DA REDAÇÃO

A Marinha russa afirmou ontem que os seus navios de guerra estão preparados para partir para Somália, onde os piratas seqüestraram o cargueiro holandês Amiya Scan. A empresa proprietária do navio pediu às autoridades cautela. Os criminosos ameaçam matar os tripulantes, alguns deles russos, caso tente-se um resgate militar.
Resolução aprovada por unanimidade anteontem pelo Conselho de Segurança da ONU permite que navios estrangeiros persigam piratas em águas somalis, sempre que autorizados pelo governo federal de transição. O texto cita o capítulo 7 da Carta da ONU, evocado em caso de ameaça à segurança internacional, e inicialmente tem validade de seis meses.
A costa da Somália é uma das mais perigosas do mundo, segundo o Escritório Marítimo Internacional, agência da ONU especializada na segurança de navegação da marinha mercante.
Sem guarda costeira ou Marinha, o país africano, que não tem governo efetivo desde 1991, converteu-se em porto seguro de piratas. Os criminosos atacam navios, roubam cargas e normalmente exigem um resgate em dinheiro para devolver as embarcações.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Paquistão: Dinamarca culpa Al Qaeda por ataque contra embaixada
Próximo Texto: Assembléia da OEA: Equador cobra indenização da Colômbia por ataque às Farc
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.