São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÍRIA

EUA precisam mediar processo de paz com Israel, afirma Assad

DA REDAÇÃO

O ditador sírio, Bashar Assad, avaliou que as negociações de paz com Israel, mediadas pela Turquia, só poderão avançar concretamente quando os Estados Unidos se envolverem no processo.
"Chegará a hora em que [as negociações] precisarão de mediação internacional, especialmente dos EUA, uma superpotência que tem relações especiais com Israel", disse Assad, em entrevista a jornais de Dubai.
Assad sugeriu que a atual mediação turca visa "testar" a boa vontade de Israel.
Damasco quer a devolução das Colinas de Golã, tomadas em 1967. Israel exige da Síria o fim do apoio a grupos como o Hamas e o Hizbollah e uma ruptura com o Irã.

Nuclear
Um dia depois de convidar a Agência Internacional de Energia Atômica a inspecionar as instalações bombardeadas por Israel em setembro, a Síria disse ontem que os inspetores da agência não serão autorizados a visitar outros lugares suspeitos. Mas Assad assegurou que quer um programa de energia atômica de uso civil, no âmbito de uma cooperação com a Liga Árabe.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Divisão no PC alimentou as manifestações na praça da Paz
Próximo Texto: Berlusconi recua e não vai prender imigrantes ilegais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.