São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

dvd

Velozes e furiosos

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

É isso o que acontece quando as crianças crescem, viram adultos e acabam numa posição de poder: tentam reviver a todo custo as alegrias da infância.
Chega 2008 e os irmãos Wachowski, de 40 e 43 anos -que passaram a infância se divertindo com os incríveis desenhos de "Speed Racer"-, querem experimentar novamente esses belos momentos. E inventam de dirigir um filme.
Agora, a pergunta que não quer calar: "Speed Racer" faz sentido para um jovem de 2008? Parece que não, visto que o filme flopou nas bilheterias. O filme é ruim? Não. Ex-jovens fãs de Speed -hoje com 30 e muitos ou 40 e poucos- vão gostar? Talvez, mas o fato é que o filme não foi feito nem para eles nem para os adolescentes, e sim para as crianças.
É isso mesmo. "Speed Racer" dos irmãos Wachowski, que sai agora em DVD, é um filme bem infantil. As piadas, as estripulias de Gorducho, as caretas do macaco Zequinha, tudo é feito para os pequenos. A história também é óbvia demais, a menos que você esteja dividindo o sofá com seu irmãozinho.
Agora, as partes boas: o visual é uma mistura inovadora e psicodélica. Impossível dizer onde termina a vida real e começa a computação gráfica.
Os Wachowski conseguiram manter o ritmo alucinante das corridas de Speed e do Corredor Mascarado, incluindo as paisagens fantásticas dos desenhos, que trazia provas em desertos e florestas (leia abaixo)
E os atores são todos de primeira, com Emile Hirsch (Speed Racer), Christina Ricci (Trixie), John Goodman (o pai), Susan Sarandon (a mãe) e Matthew Fox (Corredor X). Enfim, é um DVD que vale a corrida à locadora.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer:
Próximo Texto: Desenho é "Corrida Maluca" japonesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.