São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico faz dois campeões e cita Bernardinho

DO ENVIADO A PEQUIM

A final do salto em distância consagrou não só Maurren Maggi como primeira brasileira campeã olímpica no atletismo. Também alçou o nome de seu treinador, Nélio Moura, como protagonista de Pequim-2008.
Nélio viu a Olimpíada consagrar dois pupilos seus com o ouro. Além de Maurren, ele já havia festejado o título no salto em distância masculino, com o panamenho Irving Saladino, a quem treina desde 2004.
Agradecido, o panamenho disse que o título pertencia "50% ao Panamá e 50% ao Brasil". "Tenho muito orgulho das conquistas dos dois. O Irving e a Maurren são parecidos. Os dois são fiéis", disse Nélio.
"Não existe atleta, treinador e relação perfeitas. A gente tem sido capaz de entender as imperfeições dos outros", acrescentou o treinador, que também dirigiu Jadel Gregório até 2004 -o vínculo foi encerrado depois do quinto lugar do triplista nos Jogos de Atenas.
O brasileiro já havia obtido destaque internacional com o título de Saladino no Mundial de Osaka-07. E, apesar dos dois pupilos campeões olímpicos, Nélio diz não ter nenhum segredo especial. "Não trabalhamos com nada que não seja de conhecimento e que não esteja disponível a outros treinadores. Montamos um sistema que funciona na nossa realidade."
Ele citou outro técnico brasileiro para dizer que o maior desafio agora será conseguir manter seus pupilos no topo.
"A medalha já está no pescoço dos dois. Mas aprendi com o Bernardinho [técnico da seleção masculina de vôlei] que, se a gente quiser continuar ganhando, tem que manter o trabalho no dia-a-dia", afirmou.
Ele começou a treinar Maurren quando ela tinha 16 anos. "Ela fazia resultados normais para uma juvenil. Em 96, passei a acreditar que pudesse chegar ao topo do mundo." (ALF)


Texto Anterior: Para pais, ouro mudará rumo do atletismo
Próximo Texto: Atletismo: Jamaica e Bolt faturam mais um ouro e recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.