São Paulo, sábado, 4 de novembro de 2006

Livros

Embarque nesta viagem

Renato Stockler/ Folha Imagem
À esq., Andressa Pimentel, 7, na Biblioteca Monteiro Lobato (SP); à dir., Folia do Livro em Araçuaí (MG)

GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

AMANDA POLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você já ouviu alguém dizer por aí que leitura é "uma grande viagem", certo? Mas são os livros que têm viajado cada vez mais para transportar suas histórias para diversos lugares, principalmente aqueles onde poucos lêem.
Brasil afora, os livros viajam em ônibus, em barcos, em bicicleta, em malas e até em mulas (leia nesta página). Também estão à espera de leitores em lugares inusitados: numa borracharia ou num açougue, acredite!
Tudo isso mostra que as bibliotecas, que existem há centenas de anos, estão cada vez mais disseminando o vírus da leitura por aí.
E existem muitas crianças contaminadas por esse "bichinho". "Quando estou lendo, fico surda, só ouço o que está dentro da minha cabeça", diz Pérola Gonçalves, 12, que visita todos os dias a Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo.
"Na segunda série, fiz uma aposta com uma amiga: quem conseguiria ler mais livros?", lembra. "Ela leu 75 livros; eu, 72, pois fiquei uns dias doente." Hoje ela acha que a lição de casa rouba tempo da leitura.
Gabriela Tavares, 12, também bate cartão na biblioteca onde o escritor que inventou Emília costumava contar histórias para os pequenos leitores. Lá, com outras crianças, ela faz o jornal "Voz da Infância". "Biblioteca não é um lugar escuro, chato e cheio de mofo. Aqui tem muita aventura."
Veja aqui outras aventuras de livros -e de leitores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.