Folha de São Paulo

O Datafolha é um dos mais importantes e completos institutos de pesquisa do país. Criado em 1983 como um departamento de estudos sobre opinião pública e eleitoral para o Grupo Folha, ganhou mais notoriedade a partir da campanha de 1989, quando o país voltou a ter eleições diretas para presidente.

Naquele ano, foi o único instituto a adiantar, com base em pesquisas de boca de urna, os dois candidatos que iriam para o segundo turno (Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva).

Em 1990, passou a atender clientes externos, como bancos, supermercados, indústrias, agências de publicidade e empresas de comunicação que desejam aprimorar serviços, estratégias e planejamentos de marketing. Caracteriza-se pelo rigor técnico e pela agilidade com que realiza seus trabalhos.

O Datafolha não aceita encomendas de pesquisas sobre intenção de voto ou avaliação de governos feitas por candidatos, partidos políticos ou instituições financeiras.


Conheça os principais serviços realizados pelo Datafolha:

  • Pesquisas políticas e de opinião pública que servem aos veículos de comunicação
  • Pesquisas de mercado (perfil do consumidor, imagem e conhecimento de marcas, hábitos e atitudes dos compradores)
  • Pesquisas de mídia e contínuas (mídia segmentada, recall de propaganda)
  • Pesquisas de opinião para anunciantes e veículos de comunicação
  • Tracking de categorias de produtos
  • Estudos de imagem de empresas
  • Estudos de marketing Brand Equity
  • Segmentação de mercado
  • Avaliação de satisfação
  • Avaliação de programas de TV
  • Estudos qualitativos sobre inserções de merchandising em programas de TV
  • Programas de geomarketing para planejamentos estratégicos
  • Levantamentos estatísticos (evolução de preços, salários, estatísticas esportivas) que são publicados pela Folha.