|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Motor 1.4 dá sentido à picape Montana
Antes só equipada com propulsor 1.8 "beberrão", Chevrolet ficou econômica e barata; parte de R$ 29.960
DA REPORTAGEM LOCAL
Quando as picapes leves foram criadas, só se falava em capacidade de carga e versatilidade no trânsito. Anos depois, os
departamentos de marketing
das montadoras deram outro
sentido ao segmento: fizeram
dos utilitários veículos para se
levar pranchas de surf e motos.
Mas esse espírito aventureiro nunca segurou as vendas de
Volkswagen Saveiro, a mais antiga, e Fiat Strada. Esta última,
inclusive, só é líder isolada do
segmento por pegar pesado nas
vendas para pessoas jurídicas.
A Chevrolet, desde que substituiu a picape Corsa 1.6 pela
Montana 1.8, em 2004, perdeu
sua representante no segmento
de veículos leves para o trabalho. Agora, a montadora tenta
correr atrás do tempo perdido.
E está conseguindo.
Em setembro, a GM emplacou 2.650 Montana e ultrapassou a Saveiro (1.951), a vice-líder em 2007. Mas ainda está
longe da Strada, que vendeu
4.598 picapes no mês passado.
Preço imbatível
A primeira medida da GM
para conter a rival da Fiat foi
igualar as capacidades cúbicas
dos motores. Na "estante", estava o propulsor 1.4 do Prisma,
que foi remapeado e ganhou
11% a mais de potência. Na
Montana, ele gera 99 cv com
gasolina e 105 cv com álcool. É
mais do que muitos 1.6 na ativa.
Na pista, o resultado só poderia ser positivo. Segundo o teste
Folha-Mauá, a picape precisou
de 12,86s para ir a 100 km/ h.
Mesmo com o ganho de potência, a Montana apresentou
baixo consumo. Com álcool, fez
média de 9,8 km/l. Já com gasolina, essa média subiu para
quase 13 km/l, aponta o teste.
Ambas as médias são melhores que as da Montana 1.8
-8,35 km/l e 11,85 km/l, respectivamente-, testada pelo
IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) em 2005.
O preço também está mais
atraente. Se antes a Montana
mais barata, a Conquest 1.8,
custava R$ 33.981, agora a versão 1.4 parte de R$ 29.960, R$
3.890 a menos do que a sua
principal rival, a Strada. (FS)
O carro foi cedido para teste pela montadora
Texto Anterior: Após 4 anos, EcoSport muda para manter o 1º Próximo Texto: Versão intermediária quer frear vendas em queda da Saveiro Índice
|