São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

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Cartas

Mille apresenta consumo elevado

"Gostaria de resolver definitivamente um problema crônico do meu Mille, adquirido em dezembro de 2006. Desde que retirei o carro da revenda, ele faz, no máximo, 6,7 km/l quando abastecido com álcool.
Todas as vezes em que o carro esteve na concessionária, a resposta foi que ele se encontrava em perfeito estado e que era necessário continuar a amaciar o motor.
Depois de dois meses escutando a mesma coisa, entrei em contato com a Fiat. Fui informada de que poderia ir a qualquer concessionária checar o problema. Mas a autorizada repetiu os procedimentos anteriores e passou o mesmo diagnóstico: está perfeito.
Depois de mais reclamações, resolveram trocar o filtro de combustível, que nada interferiu no alto consumo. Além do gasto muito mais alto do que o previsto, fico preocupada com o encerramento da garantia e a não solução de um problema que já passou a ser crônico."


Roseane Souza (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O consumo de combustível é medido de acordo com a forma de direção do motorista, as condições e a conservação da pista, a qualidade do combustível utilizado, os acessórios do carro, entre outros fatores. A concessionária Ventuno entrou em contato com a cliente e agendou sua visita à oficina."

Réplica do leitor - "O caso ainda não foi resolvido. Nem a Fiat nem a Ventuno têm interesse em solucionar o problema."



Documento da Palio
"Comprei uma Palio Adventure com motor fabricado pela General Motors, porém a Fiat emitiu a nota fiscal e registrou o motor com a numeração errada, que pertence a um Mille.
Infelizmente, só agora, quando negociei a venda do meu carro, descobri o problema. Estou tendo prejuízos porque havia fechado negócio com um outro veículo envolvendo esse carro como parte de pagamento.
Enviei o ofício emitido pelo Ciretran de São Caetano do Sul solicitando laudo para o processo de remarcação do motor, conforme orientação da Fiat.
Mas, após uma semana, liguei para a montadora para acompanhar o processo e fui informado de que o laudo estava pronto e de que havia sido emitido com os dados errados.
Enfim, tive de enviar uma perícia com a informação do número do motor que constava fisicamente no veículo para que eles providenciassem um novo laudo correto. Desde que identifiquei o problema, já se passaram 28 dias, e não imagino quantos mais estão por vir."


Renato César Pinto (São Caetano do Sul, SP)

Resposta da Fiat - "A solicitação do cliente foi enviada ao órgão competente em setembro."

Réplica do leitor - "O caso ainda não foi resolvido. A Fiat lavou as mãos, e eu vou ter de resolver o problema da documentação com o delegado-regional."



Mille sem banco
"Fui vítima de um acidente de trânsito e deixei meu Mille na Da Vinci para o serviço de funilaria. Nem a concessionária nem a Fiat nunca me deram uma posição sobre os serviços.
O pior é que, quando o carro saiu da autorizada, constatei que o banco estava quebrado."


Cássio Vartanian (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Da Vinci vai providenciar o reparo necessário, sem ônus ao cliente."

Réplica do leitor - "A troca do banco só foi feita pela Da Vinci no dia 15 de outubro, por determinação da seguradora."



206 aquecido
"Duas semanas após comprar um 206, viajei e constatei que ele tem um problema de aquecimento na região do câmbio. Retornei com o veículo à revenda e soube que todos os 206 são assim, ou seja, é um problema de fabricação.
No mesmo dia em que soube dessa "característica", solicitei ao gerente da revenda a troca do carro por um 307. Mas ele teve a coragem de me oferecer R$ 14 mil a menos no meu carro, que estava comigo havia apenas duas semanas."


José Maria de Menezes (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "Verificamos com a Super France que o valor ofertado no veículo está de acordo com a média praticada pelo mercado."



Revenda da VW
"A minha denúncia é sobre a Euromar, que, em pouco mais de dois anos, bateu recordes de vendas no Maranhão. Mas ela já lesou quatro bancos e vendeu carro novo com multa.
No Ministério Público Estadual, multiplicam-se processos contra o dono da empresa.
Mesmo com todos esses pepinos, nada acontece com ele."


Kleiton Marinho (São Luís, MA)

Resposta da VW - "Acionamos a revenda para avaliação do assunto e esclarecimentos que forem necessários. Pedimos que o cliente aguarde um contato."

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