São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

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Cartas

Vazamento no Clio
"Comprei um Clio zero-quilômetro, no dia 7 de abril, na revenda AR Motors. No dia 11 de abril, começou um vazamento de gasolina. Liguei para o serviço de assistência da Renault. Quando o mecânico chegou, disse que o problema era na bomba de combustível. Segundo ele, eu teria de levar o carro à revenda o mais rápido possível. Na oficina, a primeira tentativa foi trocar uma borracha de vedação. Da segunda vez, trocaram a própria bomba de combustível, que demorou quatro dias para chegar da fábrica. Já estou há dez dias sem o carro e sem previsão de entrega."
Fabiana Almeida (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "A bomba de combustível foi trocada, e o carro, entregue ao cliente."

Réplica da leitora - "Só devolveram o carro no dia 4 de maio."

Palio instável
"Comprei um Palio Fire Celebration em maio do ano passado. Na revisão de 15 mil quilômetros, a revenda fez o rodízio dos pneus, e o carro começou a apresentar trepidações e muita instabilidade. Hoje ele está com 25 mil quilômetros e ainda não resolveram o problema. É um defeito de fabricação, e a Fiat diz que o setor técnico avaliou a reclamação como improcedente."
Alfeu Ridolfi (Ribeirão Preto, SP)

Resposta da Fiat - "Conforme análise feita pela Amazonas, não foi constatada falha do produto, o que impossibilita o atendimento em garantia."

Réplica do leitor - "Eles argumentam que não fizeram o rodízio dos pneus, mas, mesmo quando coloco os traseiros na dianteira, o problema continua."

Fox vazando
"Adquiri um Fox novo, no dia 9 de abril, na revenda Marte. Logo após a retirada do carro, ele apresentou um vazamento no motor. A revenda não dá previsão para o reparo, pois diz que as peças não estão disponíveis no estoque nem na fábrica. Comprei um carro zero-quilômetro para evitar esse tipo de problema. Agora estou formalizando uma queixa no Procon para a substituição do veículo. Até o momento não dizem que o carro será reparado e devolvido em perfeitas condições."
Luiz Carlos Meleiro (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após as correções feitas pela Marte, o carro foi entregue ao cliente."

Réplica do leitor - "O carro foi entregue após um mês de espera."

Dafra treme-treme
"Estou indignado com o serviço prestado pela Dafra. Comprei uma Laser 150 em abril e, depois de duas semanas, ela apresentou uma trepidação forte nas acelerações. Isso deixou a moto sem estabilidade nas retas e nas curvas. Deixei a moto na revenda no dia 30 de abril, e a previsão de devolução era para o dia 8 de maio. Na data prevista, soube que teriam de trocar algumas peças e que só pegaria minha moto em 15 dias úteis."
Gustavo Oliveira da Fonseca (São Paulo, SP)

Resposta da Dafra - "A moto do cliente foi reparada e entregue no dia 13 de maio com os reparos executados."

Ventoinha do 307
"Adquiri um 307 Feline, em abril do ano passado, na Super France. Em janeiro deste ano, a ventoinha do carro ficou acionada por 20 minutos após o motor ter sido desligado. Levei o carro à revenda e, assim que ele saiu da revisão de 10 mil quilômetros, a ventoinha ficou ligada por duas horas e meia. O atendente da revenda disse que não havia nada de errado com o carro. Há três semanas a ventoinha disparou novamente e, na semana passada, acendeu uma luz no painel indicando defeito na caixa de câmbio. Já estou sem carro há cinco dias e não há previsão de entrega."
Beethoven Carvalho (São Paulo, SP)
Resposta da Peugeot - "Lamentamos os inconvenientes e informamos que a Super France fez a substituição da ventoinha do veículo, que foi entregue ao cliente no dia 30 de abril."


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