|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Queda do dólar já reduz preço de carros importados
Moeda desvalorizada estimula importação de BMW 118i e Citroën C5
DA REPORTAGEM LOCAL
Em quatro meses, a cotação
do dólar caiu de R$ 2,53 para
R$ 2,10, reduzindo o preço de
alguns veículos importados.
Mesmo longe da cotação pré-crise (R$ 1,55), as montadoras
aproveitam o momento para
trazer seus novos produtos.
É o caso da Citroën, que começa a faturar no próximo mês
os novos C5 sedã e perua.
Franceses, eles só virão com
motor 2.0 (143 cv) -o V6 (seis
cilindros em "V") está descartado- e vão competir com carros em torno de R$ 95 mil.
A BMW também confirmou
à Folha a importação do hatch
118i no segundo semestre. Terá
motor 1.8 de quatro cilindros
(115 cv) e custará cerca de R$
100 mil, 30% a menos que o
120i com motor 2.0 (150 cv).
A estratégia é tornar a Série 1
mais vendida que a Série 3 pela
primeira vez no país.
A Audi vai trazer o sedã A6
com traços de A4 ainda neste
ano, juntamente com o utilitário compacto Q5.
Com o dólar 17,5% mais barato neste ano, a maior queda
ocorreu na tabela da Porsche.
O Cayenne V8 Turbo, por
exemplo, caiu R$ 60 mil e agora é vendido por R$ 620 mil.
Parte do abatimento, entretanto, vem do subsídio da importadora para alavancar as
vendas no Brasil, que caíram à
metade neste ano. Em 2008, de
janeiro a abril, a Porsche vendeu 247 unidades.
Hyundai i30
Mas o Panamera pode ajudar. O esportivo de quatro portas, mostrado na China no mês
passado, chega em novembro.
Em junho, a Hyundai prepara o lançamento do hatch médio i30, que custará R$ 58 mil.
O dólar já reduziu também o
preço do sedã Azera. Caiu R$
4.000 e sai por R$ 75,9 mil.
A onda de reduções de preços, porém, não será uma prática comum entre os importadores, opina Luiz Carlos Augusto,
diretor da Jato, empresa de
consultoria automobilística.
"A maioria das montadoras
usam a tabela anterior à crise,
quando o dólar estava mais baixo. A cotação deve estabilizar
em R$ 2,15", prevê Augusto.
Talvez por isso a Toyota tenha inflacionado o RAV4 em
abril -foi de R$ 115 mil para
R$ 127 mil.
(FELIPE NÓBREGA)
Texto Anterior: De tão feio, Palio anterior nem foi rebaixado a Fire; novo melhorou Próximo Texto: Peças & Acessórios Índice
|