São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

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DO LUXO AO BÁSICO

Clássicos ou novos, hotéis regalam turista

Cinco estrelas para hóspedes-celebridades, com lojas e restaurantes ultrachiques, têm diárias de R$ 1 mil

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A BUENOS AIRES

Deixe o "Clarín" no pé da cadeira durante o café e uma revisteira surgirá não se sabe de onde para acomodar o jornal.
É uma das regalias do Hyatt, desde 2006 estabelecido em um palácio de 1934 e em um prédio de 17 andares a partir de uma compra e reforma de US$ 75 milhões (R$ 137 milhões).
E é uma regalia condizente com o preço do café da manhã, claro: o farto, do tipo continental, custa 65 pesos (R$ 38).
A carta de vinhos tem 500 opções, e os queijos são mais de 50. Há um uísque de 800 pesos (R$ 463) a dose. Refúgio de personalidades, o cinco estrelas hospeda muitos brasileiros, famosos ou não.
No prestigiadíssimo Alvear, o turista "ganha" uma avenida com as lojas mais sofisticadas do mundo de presente. O tradicional hotel, preferido de estrelas como Claudia Schiffer, Shaquille O'Neal e Xuxa, ainda tem a fama de empregar o chef Jean Paul Bondeaux no comando do único restaurante da América Latina que ostenta o padrão do guia Relais Gourmand - "o Le Bourgogne".
Entre outros encantos do afrancesado prédio que em setembro completa 75 anos estão as flores: o hotel se orgulha de gastar mais com suas famosas rosas que com energia.
No Four Seasons, "casa" de famosos como os roqueiros do U2, luxo e modernidade fazem a fama do hotel.
Hotel de luxo ligado umbilicalmente à indústria da moda, o Faena foi concebido por Philippe Stark. Ali, o designer francês debutou seu talento pela primeira vez na América do Sul (depois, no Rio, emprestou seu estilo ao Fasano). Trata-se de um empreendimento de Alan Faena, milionário argentino que, aliás, largou a moda para apostar na revitalização da zona portuária de Puerto Madero.
Assim, projetado por Starck e idealizado por Faena, o hotel ocupa um antigo depósito de grãos feito com tijolos ingleses -obra de 1902. A fachada "simples" contrasta com os ambientes quase cenográficos criados pelo designer. Obras de arte rodeiam os corredores, a piscina é de cinema, o spa está entre os melhores do mundo.
A experiência Faena é um complexo: dois restaurantes, um bar, uma adega de vinhos, uma casa de tangos (com bom show, sem aquele quê folclórico), uma boutique refinada e muita gente interessante: artistas, jornalistas, músicos, famosos e até o presidente Nestor Kirchner são figurinhas fáceis pelos corredores de veludo. Uma experiência que, fique claro, custa bem caro. (MR e TM)


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