São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

DAMA DE FERRO

Thatcher sofre de demência há sete anos, diz filha em livro

DA REDAÇÃO

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, 82, sofre de demência senil há sete anos, escreveu sua filha, Carol Thatcher, em suas memórias, a serem publicadas em setembro no Reino Unido. Em 2002, médicos aconselharam a ex-premiê a evitar falar em público, por conta da síndrome.
A filha diz ter percebido o primeiro sinal da demência em meados de 2000. Enquanto conversavam no almoço, a baronesa Thatcher confundiu a Guerra das Malvinas, em 1982, com a da Bósnia, nos anos 90.
"Quase caí da cadeira", disse. "Até então, [ela] tinha a memória de um website. [Quando era premiê], conseguia recitar sem anotações as taxas de inflação desde William Gladstone [premiê britânico do fim do século 19]".
"Nos piores dias, ela sequer se lembrava do início da frase quando chegava ao final", disse Carol Thatcher, em fragmento das memórias publicado no jornal britânico "Mail on Sunday".
Apelidada de "Dama de Ferro", a conservadora Thatcher foi eleita em 1979 a primeira e única premiê mulher do Reino Unido. Em 11 anos, venceu a Argentina na Guerra das Malvinas, privatizou a indústria e serviços estatais, enfraqueceu sindicatos, cortou gastos sociais e se opôs a uma maior integração com a União Européia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oposição derrota Mugabe e elege presidente da Câmara no Zimbábue
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.