São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição derrota Mugabe e elege presidente da Câmara no Zimbábue

No Senado, cargo fica com partido governista, mantendo impasse no país

DA REDAÇÃO

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, sofreu ontem uma pesada derrota com a eleição à Presidência da Câmara dos Deputados de um representante do partido oposicionista, o MDC (Movimento pela Mudança Democrática). Lovemore Moyo obteve 110 votos a 99, ao fim de agitada sessão antes da qual foram presos dois representantes da oposição.
Mugabe governa o país desde a independência, em 1980. Neste ano, disputou a reeleição com Morgan Tsvangirai, do MDC, que saiu vencedor no primeiro turno, quando seu partido obteve maioria na Câmara. Uma violenta campanha de prisões e assassinatos levou Tsvangirai a retirar sua candidatura, deixando Mugabe na condição de candidato único no contestado segundo turno.
Após semanas de impasse e forte pressão da comunidade internacional, o ditador aceitou negociar com Tsvangirai alguma forma de divisão do poder. Mas em lugar disso cooptou um dissidente do MDC, Arthur Mutambara, que, com uma bancada de dez deputados, disse aderir ao regime.
O grupo de Mutambara lançou ontem seu próprio candidato à Presidência da Câmara, apoiado pelo partido de Mugabe, o Zanu-PF (99 cadeiras). Mas os dissidentes votaram com o MDC (a dissidência e o maior partido da oposição têm 110 deputados), permitindo a eleição de Lovemore Moyo.
No Senado, o Zanu-PF, majoritário, conseguiu eleger ontem seu candidato à presidência. Com isso, permanece o impasse político no Zimbábue: se não houver negociações, projetos da Câmara serão barrados pelo Senado. Ou então o ditador "atropelará o Parlamento e tentará governar por decretos", disse ao "Financial Times" Chris Maroleng, cientista político do Instituto de Segurança da África do Sul.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Entrevista: PPP teme que juiz cancele a anistia
Próximo Texto: Dama de ferro: Thatcher sofre de demência há sete anos, diz filha em livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.