São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÁFICO DE ARMAS

Tailândia rejeita extradição aos EUA de fornecedor das Farc

DA REDAÇÃO

A Corte Criminal de Bancoc, na Tailândia, rejeitou ontem o pedido dos EUA para extraditar o russo Viktor Bout, suspeito de traficar armas em quatro continentes. A decisão frustrou os esforços de Washington, que quer processá-lo por fornecer armas aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Apelidado de "mercador da morte", o ex-oficial da Aeronáutica russa é apontado como o modelo para a criação do personagem do ator Nicolas Cage no filme "Senhor das Armas" (2005).
Bout foi preso em março de 2008, em um hotel de luxo de Bancoc, em uma operação em que agentes dos EUA se disfarçaram de compradores de armas das Farc.
O russo está sendo mantido sob custódia, mas o juiz disse que ele pode ser liberado se nenhum outro recurso for ajuizado em um prazo de 72 horas (a partir do anúncio do veredicto de ontem). Autoridades americanas na Tailândia prometem recorrer, se Washington autorizar.
Já os representantes da embaixada russa no país disseram estar "satisfeitos" com o resultado. A Rússia fez lobby para que Bout volte ao seu país natal, onde ele vivia em liberdade.
O argumento dado pelo juiz para negar o recurso americano foi o de que Bout não cometeu crime contra a Tailândia, que não lista as Farc como terroristas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Mianmar condena opositora Nobel da Paz
Próximo Texto: EUA: Morre Eunice Shriver, ativista e irmã do presidente Kennedy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.