São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez vai a Cuba afinar discurso pré-cúpula

DA REDAÇÃO

Após turnê pela Ásia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez visita a Havana ontem para, segundo ele, afinar discursos com o convalescente Fidel Castro e o irmão deste e líder máximo de Cuba, Raúl, às vésperas da Cúpula das Américas -onde Chávez encontrará pela primeira vez o presidente dos EUA, Barack Obama.
"É muito importante nos apresentarmos unidos, pois a união nos dá mais fortaleza sobretudo na relação com os EUA. Queremos que as relações com os EUA melhorem, mas no marco do respeito à nossa soberania, aos processos revolucionários que despertaram na América Latina", disse Chávez antes de chegar a Havana, à TV oficial Telesur.
Antes da Cúpula das Américas, Chávez será anfitrião de um encontro da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), que também servirá para afinar posições. Participam da esquerdista Alba Nicarágua, Dominica, Bolívia e Honduras, além de Cuba e Venezuela. Equador e Paraguai devem participar como convidados.
Chávez destina ora críticas, ora elogios a Obama e não comentou os recentes sinais do regime comunista de que quer distensão com os EUA.
Ontem foi um dia de acenos positivos. Chávez ligou a chegada ao poder do novo presidente à acusação, feita por um tribunal do Texas, de que o cubano anticastrista Posada Carriles, mentiu sobre sua suposta ligação com atentados em Havana em 1997. A Venezuela pede que os EUA extraditem Posada para que ele seja julgado por um atentado a um avião cubano que partiu de Caracas em 1976.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Crise põe diplomacia chavista na berlinda
Próximo Texto: Votação de Lei Eleitoral na Bolívia empaca, e Morales mantém jejum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.