São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

iPhone registra trajetos feitos pelos seus usuários em arquivo secreto

DO "GUARDIAN"

Pesquisadores de segurança descobriram que o Apple iPhone mantém um registro de todos os lugares a que seus usuários vão e conserva todos os detalhes a respeito desses movimentos em um arquivo secreto no aparelho, que é posteriormente copiado para o computador do usuário quando os dois aparelhos são sincronizados.
O arquivo contém a latitude e a longitude das coordenadas registradas pelo celular, acompanhadas por um código de horário, o que significa que qualquer pessoa que roube um celular ou computador para o qual o arquivo tenha sido transferido seria capaz de descobrir detalhes sobre os movimentos.
Essas informações podem ter começado a ser preservadas quando o sistema operacional dos iPhones foi atualizado para a versão iOS 4, a partir de junho de 2010.
Apenas o iPhone registra a localização de seus usuários dessa maneira, dizem Peter Warden e Alasdair Allan, os pesquisadores que descobriram a existência do arquivo.
Simon Davies, diretor da Privacy International, uma organização que luta pela preservação da privacidade, disse que "essa é uma descoberta preocupante". "O fato de os usuários não serem notificados de que seus movimentos estão sendo registrados ou de opção que permita a eles controlar esse registro só pode derivar de uma completa desconsideração pela privacidade."
Warden e Allan apontam para o fato de que o arquivo é transferido a um novo modelo do aparelho caso o anterior seja substituído.
Em 2009, parlamentares britânicos criticaram o Google por seu sistema "Latitude", que permitia aos usuários do serviço conectar seus celulares de forma a transmitir detalhes de sua localização a uma lista de contatos.
O sistema usado pelo iPhone, porém, parece registrar os dados quer o usuário assim deseje, quer não. A Apple não comentou o assunto.
Warden e Allan criaram site (http://petewarden.github.com/iPhoneTracker) para responder a perguntas sobre o arquivo e um aplicativo que permite aos donos de iPhone verificar os dados de localização que seus celulares registram.
Se alguém roubar um iPhone e obtiver acesso ao sistema de arquivos, poderá extrair integralmente o banco de dados de localização.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: iPhone dobra lucro da Apple no trimestre
Próximo Texto: Obras em atraso levam agência a mudar regra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.