São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

>> Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Um blogueiro ganha o Nobel

O MAIS BACANA no Prêmio Nobel de Economia de 2008, concedido na semana passada ao americano Paul Krugman, não é a brilhante carreira acadêmica dele, nem a elegância das teorias que desenvolveu, nem as dezenas de livros que escreveu ou editou, nem os artigos que publica duas vezes por semana no "New York Times". Para mim, o mais legal é que Krugman é também... blogueiro.
E blogueiro dos bons, do tipo que posta direto, inclusive no dia em que venceu o Nobel. Logo cedo, ele deixou uma simpática mensagem: "Uma coisa engraçada aconteceu comigo hoje de manhã". Daí vinha um link. Clicando, você caía no anúncio oficial de que Krugman era o novo Nobel de Economia.
Não sou do tipo que acha a internet a salvação do Universo, procuro ser crítico em relação a isso. Mas não dá para negar, nesse caso, a importância de uma ferramenta como um blog ao aproximar um pensador do nível de Krugman de absolutamente qualquer pessoa do mundo que fale inglês e tenha acesso à web.
Se você não tem formação em ciência ou economia, imagino que simplesmente ignore as premiações do Nobel. Não é para menos: em geral quem ganha são uns coroas que estudam temas doidos e falam de um jeito muito distante dos mortais.
Até sabemos que eles fizeram coisas importantes, temos noção de que o Nobel é o máximo. Mas ficamos do lado de cá , o dos "normais", enquanto os premiados vivem em seu Olimpo particular.
Mas Krugman, o Nobel blogueiro, quebra esse padrão. Escreve bem, escreve claro e escreve sempre. Em posts recentes, autobiográficos, relembra que já tinha 25 anos e não sabia que carreira sair. Depois, quando já tinha virado professor, não conseguia destaque e teve negados vários pedidos de verba para pesquisa. É excelente e está aqui: krugman.blogs.nytimes.com.

CD PLAYER

PLAY - Mudhoney ao vivo em SP
Após longa hibernação, fui a um show. Ainda bem que era desses tiozinhos do bem, que prometem e entregam.

PLAY - "Também Sou Hype", Hermes e Renato
Nunca ri com os caras, mas essa sacaneada no mundinho do CSS está legal: www.youtube.com/watch?v=oGY-OkRclnU.

EJECT - Blogs de "celebridades" classe Z

Rolaram umas polêmicas em blogs, tentei acompanhar. Não deu: o raciocínio embotado e o analfabetismo dessa gente não me deixaram.


Texto Anterior: Mallu mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.