São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Evitando as DSTs

"Queria saber a partir de que momento há risco no sexo oral. É só se meu parceiro ejacula sem preservativo ou é imediato, a partir do contato direto com o pênis?"

"Tive relações sexuais com uma mulher, mas não usei preservativos. Depois disso, apareceram manchas vermelhas em meu pênis, que sumiram em uma semana. As manchas voltaram agora. Pode ser que eu esteja com DST?"

AS DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) são hoje um dos principais problemas enfrentados pelos jovens que iniciaram sua vida sexual.
Elas são causadas por micro-organismos (bactérias, vírus, fungos e até protozoários) que podem ser transmitidos pelo contato direto e íntimo entre duas pessoas no momento da relação sexual. Só para citar alguns dos agentes mais comuns das DSTs hoje em dia: HPV (causador das verrugas genitais), herpes, clamídia, sífilis e gonorreia. E não dá para esquecer também do vírus HIV, causador da Aids.
A transmissão de micro-organismos de uma pessoa para outra acontece, em geral, pela mucosa (tecido avermelhado que reveste o interior do ânus, da vagina e da boca e o pênis), que é mais frágil e suscetível à entrada dos agentes infecciosos; ou, ainda, pelas secreções produzidas nessas partes do corpo, como a lubrificação vaginal, os líquidos pré-ejaculatórios e até o próprio sêmen (esperma).
No caso do sexo oral, o risco de transmissão de DSTs pode aumentar pelo contato da boca com o sêmen, mas, mesmo antes da ejaculação, esse risco já existe. O que acontece? Toda vez que a mucosa da boca de uma pessoa entra em contato com a mucosa de um órgão sexual ou com as secreções desses órgãos, são criadas condições suficientes para um micro-organismo "migrar" de uma pessoa para outra. O sêmen (esperma) pode até aumentar esse potencial de risco.
Manchas vermelhas que aparecem no pênis depois de uma relação sexual podem ser o sinal de uma DST, mas também podem ser causadas por outras condições, como uma alergia. Assim, para ter certeza do que está causando essas manchas, só buscando uma investigação médica mais cuidadosa.
Para algumas DSTs, já existem vacinas, como contra o HPV e contra o vírus causador da hepatite B (que também pode ser transmitido pela via sexual).
E, toda vez que se fala em DST, não se pode esquecer de uma recomendação básica: o uso regular de camisinha, desde o início dos contatos mais íntimos, protege as pessoas da maior parte das doenças transmitidas pelo sexo e garante muito mais tranquilidade para o casal. E isso vale também para o sexo oral. Certo? Pense nisso!


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Teatro: Outras Cinderelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.