São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matemática já assegura a chineses 1ª posição

DA REPORTAGEM LOCAL

Em casa, a China bateu os EUA e venceu o duelo olímpico. Desenhada durante toda a Olimpíada, essa vitória tornou-se definitiva ontem, depois da realização do antepenúltimo dia do evento.
Isso porque os norte-americanos não podem mais alcançar os chineses pelo critério de maior número de ouros, que é o que consta no ranking apresentado no site do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Até o início da noite de ontem (no horário de Brasília), os donos da casa somavam 47 ouros, contra 31 dos EUA.
A diferença não pode mais ser invertida. Ainda há 44 títulos olímpicos em jogo, dos 302 totais. Mas os norte-americanos só disputam 15 desses lugares mais altos do pódio. Ou seja, não teriam como ultrapassar os chineses mesmo que conquistassem todos esses ouros.
Só poderiam ter possibilidade de atingir os anfitriões caso dois atletas seus acabassem juntos em uma prova como, por exemplo, a maratona, que é hoje. Nesse caso, os EUA ganhariam dois ouros em um mesmo evento.
Mas isso não aconteceu até agora no lugar mais alto do pódio -apenas com prata e bronze. Esse fato teria que ocorrer duas vezes para os americanos pudessem ultrapassar os adversários.
Até a noite de ontem, os EUA haviam conquistado 12,01% dos 258 ouros disputados na Olimpíada chinesa. É um aproveitamento um pouco superior ao de Atenas-2004, quando conquistaram 11,96% dos títulos.
Com esses números, são as duas edições da Olimpíada da era Moderna, disputada desde 1896, em que os norte-americanos tiveram seu pior desempenho da história, ou seja, menor fatia de ouros do total em jogo.
Se mantiverem o ritmo atual nos últimos dias, os esportistas dos EUA acabarão com o mesmo número de medalhas douradas da Olimpíada anterior. São favoritos nas finais masculina e feminina do basquete e nos revezamentos 4 x 400 m.
A China, por seu lado, já chegou a 18,21% de topos dos pódios em Pequim.
Em compensação, os EUA somam 102 medalhas no total -têm outras garantidas com as finais de esportes coletivos. Ou seja: vão superar Atenas-2004 nesse quesito. A China tinha um total de 89 pódios até ontem à noite.


Texto Anterior: Comitê pede agilidade na investigação de ginasta
Próximo Texto: Guerra Fria / EUA - Sérgio Dávila: Mais Maggis e Cielos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.