São Paulo, sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

MÍNIMO DO TRIGO
O aumento no preço mínimo do trigo foi positivo e vai incentivar o plantio. A avaliação é de Flávio Turra, da Ocepar. Além disso, ele destaca o prêmio que o governo passa a dar aos produtores que cultivam o cereal de melhor qualidade.

GARANTIA
Os produtores de trigo especial para pães e massas tiveram aumento de 15,63%, com a saca subindo para R$ 33,30. Já o tipo brando, de menor qualidade, teve reajuste de apenas 5,54%. Nesses patamares de preço, os produtores devem ter renda, segundo Turra.

PRORROGAÇÕES
A prorrogação dos prazos para a renegociação das dívidas rurais para 15 de maio pelo CMN vem em boa hora, segundo Rui Prado, da Famato. Em plena safra, e com muitos gastos, os produtores estão sem renda. Além disso, nem foram resolvidas as contas de 2008 e o setor está sendo atropelado pelas de 2009, diz ele.

NOVO CICLO
Os dados do IBGE mostram que a oferta de gado diminuiu em 2008. Os abates inspecionados somaram 28,7 milhões de cabeças, com queda de 6,5% em relação aos de 2007. À exceção de abril, os abates mensais de 2008 foram sempre inferiores aos de 2007.

ACIMA
O abate de suínos cresceu 5,1%, atingindo 28,8 milhões de cabeças. Já o de frangos foi a 4,9 bilhões de aves, com alta de 11,5% sobre 2007, conforme os dados do IBGE.

CLANDESTINOS
Os abates totais de bovinos no Brasil, no entanto, são bem superiores aos números certificados divulgados pelo IBGE. Na avaliação do Serviço de Informação da Carne, pelo menos 35% dos bois abatidos no país são clandestinos. Há Estados em que o índice chega a 50%.

CASO DE POLÍCIA
Para o novo presidente do SIC, Otavio Cançado, esse é um caso que deve ser analisado não só pelo Ministério da Agricultura mas também pelo da Fazenda e pela Política Federal. Além de trazer perigo à saúde pública, muitos desses frigoríficos são clandestinos ou sonegam impostos.

ESCALA CURTA
Oferta menor e escala de abate incompleta forçaram nova alta na arroba do boi em São Paulo. Para o Instituto FNP, a arroba já está sendo negociada a R$ 80 no noroeste paulista.

PRODUTIVIDADE MENOR
A produção média de soja recuou para 44,8 sacas por hectare nesta safra, contra 48,8 na anterior, segundo dados apurados pelo "Rally da Safra". Mesmo assim, a produção deve ficar em 57 milhões de toneladas, acima do que se previa após a seca.


Texto Anterior: Impulsionada por bancos e siderúrgicas, Bolsa sobe 1,9%
Próximo Texto: OMC vê onda protecionista com a crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.