São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Itália quer que festa em 2011 seja popular

O espírito do Ano da Itália no Brasil, em 2011, promete ser bem diferente do da celebração da presença francesa no país, que teve lugar neste ano.
"Não desejamos uma festividade elitista como a realizada pela França. Buscaremos, sim, o envolvimento geral da população", avisa Giovanni Sacchi, diretor da agência local do ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior).
O anúncio oficial da comemoração será feito no próximo dia 9, véspera da abertura do 2º Fórum Econômico Brasil-Itália, que acontece em São Paulo, mas a organização dos eventos a serem promovidos daqui a dois anos já começou.
Na lista estão um torneio entre os principais times de futebol dos dois países e edições especiais da São Paulo Fashion Week e da Casa Cor -os acertos com os organizadores terão início em breve.
O ano de 2011 foi escolhido porque marca o cesquicentenário da unificação da Itália e o centenário da fundação do colégio Dante Alighieri, na capital paulista. Com os festejos, o governo italiano pretende coroar a renovação das relações comerciais com o Brasil. A expectativa é que haja um impulso a partir das rodadas de negócios do mês que vem.
"Interessa muito às empresas italianas investir nos setores de energia, transporte, meio ambiente e infraestrutura. Vislumbramos também possibilidade de participação nos setores biotecnológico e de máquinas", destaca Umberto Vattani, presidente mundial do ICE. "No entanto, ainda existem barreiras, como a carga tributária e a burocracia."

ALÉM DO DIÁLOGO

A Nokia lançará no Brasil ainda neste ano um serviço de e-mail próprio para o celular, que já oferece em outros países. A tradução para o português do Ovi Mail, servidor de e-mail da Nokia, já está em curso e aparelhos com acesso ao sistema custarão a partir de R$ 299, segundo Almir Narcizo, presidente da Nokia. "Queremos oferecer no celular uma opção de e-mail para pessoas que não têm computador." A ação faz parte da estratégia da Nokia de investir em serviços pelo celular. A área de música também é prioridade da empresa, que levantou em pesquisas que 77% dos usuários de celular ouvem música no aparelho. Uma iniciativa nessa área será realizada na terça, quando a Nokia reunirá 30 clientes em uma aula sobre como montar playlists no celular com o baterista dos Titãs, Charles Gavin.

PARA REVELAR
As câmaras fotográficas analógicas Lomography começarão a ser vendidas no Brasil na terça, em uma loja da marca no Rio. Baseadas em modelos produzidos na ex-União Soviética durante o regime socialista, os equipamentos custarão entre R$ 100 e R$ 1.000 no Brasil.

GUARDA-SOL
O turismo deve movimentar US$ 2,9 bilhões em Santa Catarina neste ano, segundo levantamento feito pelo WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo) e pela Oxford Economics. O estudo também projeta a criação de 186 mil postos de trabalho em SC no setor em dez anos.

DIVA
A exposição "Life as a Legend", sobre a atriz Marilyn Monroe, estará no Brasil em junho e julho do ano que vem, no Mube, em São Paulo. A mostra reúne 300 retratos de Marilyn feitos por 80 artistas. A Admirável Entertainment comprou os direitos da exposição e negocia um total de R$ 1,6 milhão em cotas de patrocínio.

Experiência de banqueiro orienta empresas familiares

Avaliação do negócio das companhias e de empresas familiares, principalmente, com herdeiros na terceira geração. Esse é o atual foco de Bernard Mencier, que, depois de deixar a presidência do banco francês BNP Paribas no Brasil, tem dado consultorias e palestras pelo Brasil sobre os temas.
"Há muita gente nessa área de sucessão empresarial, mas acho que tenho uma contribuição a dar com a exepriência adquirida em bancos e empresas no país", diz o francês, naturalizado brasileiro, que dirigiu também a unidade brasileira do CCF, antes de ser vendido ao HSBC.
O que será o Brasil em 20 anos? Quais as competências necessárias para quem vai assumir o comando dos negócios? São perguntas que Mencier se propõe a responder.
Membros de empresas familiares têm ouvido nas palestras, entre outros temas, que, para os jovens do mundo globalizado, é essencial ter, antes de tudo, uma sólida formação no exterior.

NA CEIA 1
A produção de itens para a ceia de Natal e Réveillon será 12% maior na fabricante de alimentos Yoki neste ano. O fim de ano representa 20% dos negócios da empresa, que registra expansão de 400% na venda de lentilha e de 100% na de farofa pronta em dezembro ante a média mensal. Banqueteiros como Manuel Coelho e Tatá Cury também percebem aquecimento na demanda principalmente em eventos corporativos, aumentando em média 30% nestes serviços.

NA CEIA 2
Entre setembro e dezembro acontecem 60% das vendas totais no ano do champanhe Moët & Chandon. A expectativa é que em 2009 a marca venderá, durante esse período, 14% a mais que em 2008. Já a importadora e distribuidora de vinho Solex Brasil trouxe no começo de outubro 10.464 garrafas do Prosecco di Valdobbiadene DOC Ai Casali Extra-Dry para atender as festas de final de ano. O próximo lote, de 1.744 caixas, chega no fim de novembro.

com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e DENYSE GODOY

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