São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infraero promete internet grátis em junho

SOFIA FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de junho, 12 aeroportos brasileiros estarão preparados para oferecer a seus frequentadores internet sem fio gratuita. A inauguração do serviço estava prevista para o fim de 2008, mas alguns problemas técnicos, segundo a Infraero (estatal que administra os principais aeroportos do país), atrasaram a implantação.
O sistema de autenticação, formatação e definição de acesso demorou (e está demorando) para ficar pronto. Esse é um dos entraves apontados pela Infraero para a lentidão em oferecer o serviço, que já custou R$ 1,1 milhão.
As enchentes de fim de ano em Santa Catarina foram o outro motivo, segundo a estatal, para o atraso. As antenas responsáveis por ampliar e melhorar o sinal de internet estavam armazenadas em Navegantes, litoral norte do Estado, e tiveram, por conta do mau tempo e das catástrofes naturais, que ser transportadas para os aeroportos após a data combinada.
Esses 12 aeroportos já oferecem internet, mas as operadoras cobram pelo serviço. Quando entrar em funcionamento, o serviço dará acesso ilimitado a sites governamentais, sem nenhum tipo de bloqueio. Porém, por medidas de segurança, alguns sites não governamentais terão restrição, como os de bancos e e-mail.
De acordo com a Infraero, 11 aeroportos já estão com a estrutura física pronta: Brasília, Congonhas, Guarulhos (SP), Belém, Galeão, Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Salvador, Porto Alegre, Manaus, Curitiba. O de Recife ainda não teve suas novas antenas instaladas. Depois dessa leva, a Infraero estuda ampliar o serviço para mais 20 aeroportos.


Texto Anterior: Pacotes estão até 12% mais baratos do que em 2008
Próximo Texto: EUA podem afastar executivos de bancos após monitoramento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.