São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até padeiro faz parte do quadro do INSS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões, o Instituto Nacional do Seguro Social conta com um padeiro em sua folha de pagamentos. A universidade federal cearense dispõe de um barbeiro, com estabilidade no emprego. O Ministério da Saúde emprega exatos 1.123 datilógrafos.
Os dados constam de uma publicação inédita do governo, que busca fazer um censo do funcionalismo no ano passado conforme o trabalho desempenhado em cada órgão. Combinadas com outros dados, as anomalias ajudam a compor o perfil do serviço público federal.
A exemplo de seu antecessor, o governo petista afirma valorizar as contratações de nível superior, seja para a prestação direta de serviços à população, seja para funções estratégicas de Estado, como a gestão de despesas e a arrecadação de impostos. Esses servidores predominam, de fato, na expansão recente da máquina pública, mas os números são crescentes nos níveis intermediário e auxiliar.
Docentes para as universidades federais estão entre os líderes da lista de ingressos no quadro de pessoal da União na administração petista, com 12 mil contratados por concurso desde 2003 -e o recorde de 4.200 no ano passado. Só são superados pelos técnicos de diversos níveis nas mesmas universidades, que somaram 21,5 mil.
Dos grandes empregadores da máquina federal, o Ministério da Educação cresceu, sob Lula, bem mais que o da Saúde. O primeiro cresceu 14,1% e fechou 2008 com 188,4 mil funcionários; o segundo, com 105,6 mil empregados, se expandiu em 1,9%.
Minoritários no Executivo, os servidores de nível auxiliar passaram de 24,6 mil, em 2002, para 25,3 mil no ano passado, fora 37,2 mil casos em que não há informação disponível sobre o grau de especialização. (GP)


Texto Anterior: Gasto com pessoal deve atingir 5% do PIB neste ano
Próximo Texto: Economia com juros vai para funcionalismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.