São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

"Reestruturação financeira" da Sadia é autorizada pelo Cade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) autorizou ontem a Perdigão a tomar as medidas que forem necessárias para realizar uma "reestruturação financeira" da Sadia.
Mesmo antes de decidir se autoriza ou não a fusão, o órgão considerou que impedir a reestruturação traria "ônus desnecessários aos negócios das empresas".
O Cade foi informado sobre a união entre Sadia e Perdigão há um mês. Inicialmente, a ideia do conselho era determinar que as duas continuassem com suas operações separadas até que a fusão fosse definitivamente julgada. Esse tipo de restrição é feita para garantir que, caso a fusão não seja aprovada pelo Cade, ainda seja possível separar as duas empresas para que voltem a funcionar de forma independente.
Em acordo firmado ontem entre o Cade e as empresas, porém, foi aberta uma exceção para que a Sadia pudesse contar com ajuda financeira da Perdigão. Em 2008, a Sadia teve prejuízo recorde de R$ 2,5 bilhões, em boa parte por causa de perdas sofridas com operações no mercado de derivativos -a empresa apostava na queda do dólar e foi surpreendida pela disparada da moeda dos EUA.
Segundo os termos do acordo fechado com o Cade, "as estruturas administrativas, produtivas e comerciais da Sadia serão mantidas íntegras, sem descontinuação de marcas, alterações de relações contratuais com terceiros etc." até que a fusão seja julgada em definitivo.


Texto Anterior: Financiamento com os recursos do FAT terá juros reduzidos
Próximo Texto: Aviação: Encomendas de aviões à Embraer voltam a crescer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.