São Paulo, quinta-feira, 30 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame deste ano será mais difícil, dizem cursinhos

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo Enem está mais difícil que as versões anteriores por cobrar mais conteúdo, mas se baseia nas matérias dadas no ensino médio, afirmam cursinhos.
Por isso, quem já se prepara para o vestibular conseguirá se sair bem na prova, sustentam os preparatórios. Dois deles analisaram o simulado a pedido da Folha.
"O Enem vai apresentar questões simples, médias e difíceis. O Enem antigo era essa terça parte fácil. Os outros pedaços são os [destinados às questões] mais difíceis", afirmou Carlos Eduardo Bindi, diretor do Etapa.
Segundo ele, a prova está muito mais parecida com um vestibular moderno, como o das universidades estaduais de São Paulo.
"Os assuntos que caíram [no simulado] estão quase todos dentro do nosso material. São questões que o aluno estudou", diz Ari Herculano de Souza, do Dom Bosco (PR), referindo-se ao material dado aos alunos do ensino médio da rede, vinculada ao mesmo grupo do COC.
Souza lembra as semelhanças entre o Enem e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Substituído pelo Enem a partir deste ano, o Encceja avaliava alunos que completaram o ensino médio nos antigos supletivos e sempre teve caráter interdisciplinar.


Texto Anterior: MEC divulga simulado do Enem com 40 questões
Próximo Texto: Rio: Ambulância é sequestrada na Penha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.