São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estagiário foi preso acusado de desviar 9 pistolas

DO RIO

A fragilidade na guarda de armas em fóruns de Justiça no país faz com que até estagiários e funcionários de empresas terceirizadas possam desviar armas ou facilitar ações de bandidos.
Um estudante de direito de 18 anos foi preso no ano passado em São José dos Pinhais (PR) acusado de desviar nove armas do fórum da cidade. Ele tinha acesso às provas da 1ª Vara Criminal do município e as repassava para intermediários que as vendiam no mercado negro.
Na avaliação do desembargador João Kopytowski, membro da comissão do Tribunal de Justiça do Paraná que busca melhorar a segurança nos fóruns, o fácil acesso do estagiário é fruto da falta de servidores.
"Como há carência de funcionários, chega um estagiário e o juiz lhe dá acesso, porque senão fecha a comarca."
Em Bragança Paulista (SP), em 2008, o roubo de 240 armas do fórum contou com a participação de um funcionário terceirizado, segundo levantamento do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). O prédio passava por manutenção elétrica quando foi invadido. Quatro pessoas foram presas.
Neste ano, houve ainda o roubo de 23 armas do fórum de Araraquara (SP) por criminosos que pularam o muro de um estacionamento vizinho. O TJ-SP disse que não identificou falhas na segurança. Disse ainda que envia mensalmente armas para serem destruídas no Exército.


Texto Anterior: Armazenamento: 73% das armas sob guarda estão no Rio
Próximo Texto: USP tem mais um sequestro-relâmpago
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.