São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeito de Belo Horizonte gruda em Dilma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Enquanto concentram suas agendas em Minas Gerais e sonham encabeçar uma chapa única da base do presidente Lula na eleição de 2010, os ministros Patrus Ananias (PT) e Hélio Costa (PMDB) buscam se desvencilhar de um obstáculo comum: o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), também na disputa à sucessão de Aécio Neves.
Pimentel, que tem uma relação difícil com Costa, tem viajado pelo interior -diz ter visitado ao menos 35 municípios. No plano nacional, Pimentel tem concentrado sua agenda em Brasília, costurando a pré-candidatura a presidente da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), de quem é amigo. Profissionalmente, montou uma consultoria na área financeira.
Adversário de Pimentel no PT mineiro, Patrus primeiro tentou se posicionar como um soldado de Lula para a sucessão do Planalto. Declarou que sua prioridade era a eleição de Dilma à Presidência, dando a entender que não seria empecilho para uma aliança com o PMDB.
A avaliação de alguns petistas é que, ao se colocar dessa forma, Patrus cometeu um erro e, mesmo tentando consertar depois, perdeu pontos dentro do partido. Seu grupo, então, passou a trabalhar mais ativamente.
No PMDB, chegar ao Palácio da Liberdade é um sonho antigo de Costa, que já foi derrotado em duas eleições (1990 e 1994). E o seu pragmatismo chama a atenção.
Embora integre o primeiro escalão de Lula, Costa também trabalha por um entendimento com o PSDB. Em maio, ele declarou que a fragmentação do PT em Minas colocava o PMDB mais próximo do PSDB de Aécio.
Com esse estilo, Costa tenta pressionar o PT a caminhar com ele. O ministro tenta se impor com a sua liderança nas pesquisas de intenção de voto, situação que o tornou quase um nome de consenso dentro do PMDB.
Recentemente, Lula disse em Belo Horizonte esperar que a base aliada tenha uma chapa única para não dar chance à oposição. (ES E PP)


Texto Anterior: Outro lado: Costa e Patrus negam uso da máquina
Próximo Texto: Araguaia: Ex-militares fazem mapa com possíveis locais de ossadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.