São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Políticos que serão escolhidos

Amanhã, os brasileiros vão escolher o presidente, os governadores, os senadores e os deputados (estaduais e federais). Conheça abaixo quem eles são:

PRESIDENTE
O presidente da República, cargo mais importante da política brasileira, exerce (cumpre a função ou a tarefa) o que chamamos de Poder Executivo. O presidente escolhe os ministros, que cuidam do dinheiro, da educação e da saúde, por exemplo. Ele também tem a tarefa de fazer projetos de lei. O projeto só vira lei de verdade se os deputados federais e os senadores o aprovarem.

GOVERNADORES
No Brasil há 26 Estados, e cada um tem o seu governador. Mas há no total 27 governadores no Brasil. Se você acha que a conta está errada, saiba que o Distrito Federal, cuja capital do país é Brasília, tem também um governador. O governador, assim como o presidente, exerce o Poder Executivo. Em vez de ministros, ele tem secretários. Uma das tarefas do governador é mandar projetos de lei para as Assembléias Legislativas.

SENADORES
O Senado e a Câmara são casas do Congresso Nacional. O Senado é onde trabalham os senadores, e a Câmara é o local de trabalho dos deputados. Independentemente de seu tamanho, cada Estado tem o direito de eleger três senadores. Os senadores podem apresentar projetos de lei, que só viram lei de verdade se esses projetos forem aprovados pelos deputados federais. Eles têm o poder de vigiar o presidente. O mandato (tempo de trabalho) dos senadores é de oito anos.

DEPUTADOS
Há dois tipos de deputado. O deputado federal é aquele que faz leis no Congresso e fiscaliza o presidente. Já o deputado estadual faz leis nos Estados, fiscaliza o governador e trabalha na Assembléia Legislativa. Estados com mais eleitores elegem mais deputados federais. Já o número de deputados estaduais varia segundo o eleitorado (pessoas que votam) de cada Estado. Amanhã, serão eleitos 513 deputados federais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.