São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Política

Amanhã tem eleições, e dai?

Saiba por que votar nas eleições é tão importante quanto ir bem na escola

CLÓVIS ROSSI
COLUNISTA DA FOLHA

Você pode nem perceber, mas eleições nacionais como as que ocorrerão domingo, dia 1º de outubro, são tão ou até mais importantes para a sua vida e para o seu futuro do que tirar boas notas na escola, comer e dormir bem, brincar com a turma.
Afinal, tirar boas notas, por exemplo, significa que você está aproveitando bem as aulas, que está aprendendo e, por isso, pode continuar a sua caminhada na vida, abrindo caminho para, no futuro, ter a profissão de sua escolha.
O voto do domingo também tem influência sobre o futuro. O seu futuro, mesmo que você não perceba. Um só exemplo de como a escolha do presidente da República, dos deputados, dos senadores e dos governadores pode mexer com a sua vida: há muitos e muitos anos não diminuiu o desemprego entre jovens até 25 anos.
Por quê? Porque a política econômica adotada por sucessivos presidentes não foi favorável a um grande crescimento do país. E, sem um grande crescimento econômico, é impossível oferecer emprego para todos os jovens que a cada ano chegam ao mercado de trabalho.
Ou seja, pode acontecer que, se o presidente, os deputados e os senadores a serem eleitos no domingo decidirem continuar com políticas parecidas, o emprego continuará não aparecendo e, de repente, quando for a sua vez de conseguir o seu posto, ele simplesmente não existirá. Ou você terá de esperar muito tempo até encontrá-lo.
Vale o mesmo exemplo para a educação. Você talvez seja aluno de uma escola particular, em geral de melhor qualidade que a pública. Mas, para que um país realmente avance, é fundamental aumentar o número de anos que cada aluno passa, em média, na escola.
E o número de anos na escola de cada trabalhador também é um fator que empurra o país para cima -ou puxa para baixo, se a escolaridade não for a adequada.
Milhões de votos Nos últimos anos, graças justamente aos presidentes eleitos, mais preocupados com a educação, o Brasil avançou muito no número de crianças matriculadas na escola. Agora, precisa avançar mais ainda na qualidade do ensino em cada escola.
Esse avanço também depende da política a ser adotada pelo próximo governo. E o próximo governo será determinado pelo voto de 125 milhões de brasileiros.
Um voto que ajudará a decidir o seu futuro, mesmo que você não tenha idade para votar. Mais importante, portanto, que a boa nota de hoje na escola, certo?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.