São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Férias

Alerta para o perigo

Hormônios são mensageiros químicos que dão alguns sinais ao corpo humano

Quando você diz que está com adrenalina em um parque de diversões, sabe o significado dessa palavra?
O físico Márcio Miranda explica que, num parque de diversões, "há picos de produção de dois hormônios ligados à sobrevivência".
"Um deles é a adrenalina, substância que nos prepara para o perigo. O outro é a acetilcolina, que provoca uma sensação de alívio", diz o especialista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria, que assessora o Hopi Hari.
E o que quer dizer essa palavra estranha: hormônios? São substâncias produzidas pelo corpo e que vão parar no sangue. E, ao circular por ele, levam informações -que podemos entender como ordens- a algumas partes do organismo, como células, tecidos ou órgãos.
Há, por exemplo, um tipo de hormônio ligado ao crescimento. Os hormônios costumam ser chamados de mensageiros químicos.
Alívio no final Antes do embarque em uma atração radical -ou durante a aventura-, a adrenalina faz com que o coração bata mais depressa e o sangue circule mais rapidamente no organismo.
Além disso, esse hormônio ainda aumenta a pupila e faz os músculos ficarem tensos, travados, preparando o nosso corpo para o que parece ser um perigo.
Quando o passeio termina, entra em ação a acetilcolina. Ela faz o organismo voltar ao normal: diminui os batimentos cardíacos, relaxa os músculos e leva a pupila ao tamanho original.
"Essa substância gera uma sensação de alívio e é por causa dela que saímos dos brinquedos rindo sem nem saber por quê", explica o físico. (MARA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.