São Paulo, sábado, 9 de setembro de 2006

Saúde

Turma da janelinha

Comer banana, chacoalhar a cabeça ou ficar de ponta-cabeça; você já fez alguma loucura para ajudar seu dente a cair?

Renato Stockler/Folha Imagem
Da esq. para a dir., as banguelas Mayla, 7, Júlia, 7, Catherine, 8, e Alyssa, 6, exibem seus sorrisos


MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando o dentinho da frente amoleceu, Mayla Macedo Horvarth, 7, empolgou-se. Queria ganhar o presente da fada dos dentes. Para tanto, fez mil peripécias: empurrava o dente com a língua, com os dedos, ficava de ponta-cabeça, chacoalhava-se e comia muita banana para ver se o dente acabava fincado na fruta. "Mas ele caiu sem eu fazer nada", conta.
Júlia Gebenlian, 7, achou graça quando a irmã mais velha, Catherine, 9, apareceu com uma "trave de gol" no sorriso, mas não sabia que isso aconteceria com ela. "Quando meu dente ficou mole, minha mãe me explicou que ele cairia, como o da minha irmã. Como eu vi que o dela nasceu, não fiquei nervosa", lembra.
Alyssa Bermudez, 6, lembra que os dentes da frente amoleceram e inflamaram. "Como a gente ia viajar, minha mãe achou melhor a gente falar com a tia Regina [a odontopediatra". No final, fui viajar sem dor -e sem dois dentes."
Para outros, a troca de dentes pode ser assustadora. "Eu chorava e tinha medo de mastigar porque achei que meu dente não fosse crescer", conta Gustavo Pereira, 5. Para ele parar de chorar, a mãe, Priscila Paixão, contou que, se ele jogasse o dente no telhado, viria outro mais forte e mais bonito. E veio mesmo!

Sem dente, sem cachê
Mesmo famoso, Felipe Severo, 7, que interpreta o Menino Maluquinho na TV Cultura, foi rejeitado ao perder o primeiro dente.
"Fui até o estúdio [fazer um comercial de chiclete", mas, quando cheguei lá, a moça me mandou voltar na hora. Fiquei muito chateado. Não fiz nem o teste só porque estou banguela."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.