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Este não foi um bom ano para o chamado marketing verde no país. Na categoria que aponta as marcas mais associadas à preservação ambiental, as poucas citadas obtiveram índices baixos de lembrança. E 64% dos entrevistados não souberam responder. Este percentual foi o mais alto já registrado desde que o tema estreou na pesquisa Datafolha, em 2007.

Contudo, os resultados apontam que os brasileiros reconhecem o trabalho desenvolvido por órgãos governamentais, como o Ibama e ONGs, como o Greenpeace, além das ações de marketing de empresas de higiene, beleza e limpeza, como Natura, Ypê e Omo, que investem em tecnologia verde para seus produtos.

Acostumadas a dividir o topo do pódio no quesito sustentabilidade, Natura e Ypê voltaram a figurar entre as marcas lembradas. A primeira oscilou de 5% para 4% e a segunda perdeu quatro pontos percentuais em relação a 2013, caindo de 7% para 3%. Ibama (3%) e Greenpeace (2%) permaneceram estáveis; Bombril, Coca-Cola, Omo e Petrobras receberam 1% de menções cada.

Com o empate técnico devido à margem de erro da pesquisa (dois pontos percentuais para mais ou menos), o critério "awareness" mostrou Natura e Ypê com 5% cada. Ibama atingiu 4%, enquanto Greenpeace chegou a 3% e Omo, 2%.

Segundo Edmar Bulla, diretor-executivo da Croma Marketing Solutions, a questão ambiental é cada vez mais relevante para os consumidores. "Os brasileiros querem saber de ações mais efetivas e não empacotadas em campanhas."

Relatório de práticas de Responsabilidade Social do Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente, mostra que a fatia da população que tinha ouvido falar em sustentabilidade passou de 44% para 60%, de 2010 para 2012.

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Neste ano, a Natura lançou a linha corporal "Sou", com produtos em embalagens moles, recicláveis e no formato de gota, que diminuem o impacto em emissão de carbono. Além disso, a empresa informa que trabalha em um projeto experimental para a utilização de veículos elétricos em sua operação de logística.

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"Somos reconhecidos como vanguarda em inovação a partir de tecnologias sustentáveis, e essa nova demanda do público estimula todo o mercado a adotar práticas 'eco-friendly'", diz Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.

A Ypê, que há 62 anos pertence à Química Amparo, tem investido em processos de fabricação com uso de água da chuva, embalagens recicláveis e menor emissão de gás carbônico. "A conscientização está aumentando e a tendência é impactar de forma crescente a decisão de compra", diz o diretor de marketing, Mauro Euclydes Paschotto.

Segundo ele, a marca, que traz o nome da árvore símbolo do Brasil, plantou 500 mil espécies nativas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

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