Publicidade

ABCD/Osasco/Guarulhos

Com nova plataforma, Paranapiacaba vale o passeio de trem

A neblina poderia acabar com o passeio a céu aberto, mas na vila de Paranapiacaba, em Santo André, apenas adiciona autenticidade ao clima britânico do local construído para abrigar os funcionários da companhia ferroviária inglesa São Paulo Railway no fim do século 19.

Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André e a 44 km de São Paulo, a vila ferroviária ganhou mais um atrativo no último mês: a plataforma coberta da estação do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O trem parte de São Paulo ou Santo André (leia quadro ao lado) em uma locomotiva construída no Brasil na década de 1950. O percurso leva uma hora e meia e passa também pelas estações das cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente como patrimônio histórico de São Paulo.

Na vila, os visitantes podem conhecer outro ponto recentemente reformado: o Museu Castelo, antiga casa dos engenheiros chefes da ferrovia. Ele abriga um acervo que resgata a história local e a da companhia.

Construída no alto de um morro, era dali que o chefe vigiava os funcionários e gerenciava a ferrovia. Com uma vista privilegiada, o espaço serve de mirante para quem deseja ter uma visão geral da vila inglesa.

A fotógrafa Maria Paula Vieira, 24, visitou Paranapiacaba em abril e conta que nem a neblina bastante comum na vila estraga o cenário. "Mesmo pegando um dia bem frio e chuvoso, o cenário é lindo. Há cafés rústicos, é cheio de arte e ótimos restaurantes", afirma ela.

O roteiro histórico da vila inclui também o Museu Ferroviário do Funicular, que reúne fotos dos galpões e equipamentos da antiga ferrovia.

Aos domingos e feriados, o local oferece um passeio a bordo de uma locomotiva a vapor inglesa de 1867.

Além do turismo cultural, Paranapiacaba é famosa por suas trilhas em meio à Mata Atlântica, no Parque Natural Municipal Nascentes. Para quem gosta de aventura, é possível praticar arvorismo e há também um local onde os turistas podem acampar.

FESTIVAIS
Paranapiacaba é sede ainda de diversos eventos temáticos ao longo do ano.

Nesse fim de semana, ocorre a 14ª Convenção de Bruxas e Magos, com palestras, danças, shows e exposições.

O evento, que tem como tema feitiços e feitiçarias, é um dos maiores do gênero. Os ingressos custam a partir de R$ 44 para quem paga meia e R$ 88 o valor inteiro e podem ser adquiridos na própria vila.

A mais esperada das festas é o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em julho, que em edições anteriores já recebeu shows de artistas como Lenine e Arnaldo Antunes em palcos espalhados pela vila.

Os eventos são divulgados no site da Prefeitura de Santo André.

"Recomendo aproveitar a vila durante o dia, entre a manhã e a tarde, para conhecer os pontos históricos. Já para quem prefere um clima mais londrino, o Festival de Inverno durante a noite é uma boa opção", afirma Donizeti Pereira, secretário de Meio Ambiente da prefeitura.

Publicidade
Publicidade
Publicidade