Publicidade

Zona Leste

Marco local, estátua de David virou 'Peladão' em parque do Tatuapé

Tuca Vieira - 13.jul.2005/Folhapress
Réplica da escultura David, de Michelangelo, que fica na entrada do parque Ceret, no Tatuapé
Réplica da escultura David, de Michelangelo, que fica na entrada do parque Ceret, no Tatuapé

A estátua de David, localizada em frente aos arcos na entrada do Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), é considerada um marco do Tatuapé por seus moradores.

Réplica da obra de Michelangelo esculpida no século 16, a escultura está no local desde 1974. "É o glamour do parque. Chamam de 'Peladão'", diz Mohamed Mustapha, diretor do Ceret.

Em 2002, foi alvo de controvérsia quando o então administrador do estádio do Pacaembu, Olívio Pires Pitta, solicitou que a obra retornasse à arena, onde ficou de 1940 até o início da década de 1970.

O DPH (Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo), contudo, negou o pedido, alegando que os moradores haviam estabelecido vínculos afetivos com a obra.

Quase 15 anos depois, a direção do Pacaembu afirma que não existe mais chance de ela sair do Ceret. O ex-secretário de esportes da cidade de São Paulo, José de Lorenzo Messina, que pediu exoneração na quinta (6), estava em busca de uma nova réplica para o estádio. A proposta era fazer uma parceria com a iniciativa privada.

A direção do estádio aguarda as orientações do novo secretário, ainda não nomeado.

HISTÓRICO

A réplica de David tem cinco metros de altura e foi esculpida no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Foi para o Pacaembu logo em sua inauguração.

A ideia é que a figura atlética da estátua servisse de inspiração e incentivo aos esportistas e torcedores reunidos no local. A nudez, porém, causava estranheza: autoridades teriam mandado vesti-lo em algumas ocasiões em respeito às moças.

Durante a reforma do Pacaembu, em 1969, a obra foi removida para a praça Charles Miller, em frente aos seus portões. Cinco anos depois, foi para o Ceret como parte dos festejos do Dia do Trabalho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade