Publicidade

Zona Leste

Bairros da Zona Leste concentram escolas técnicas de ponta

A zona leste, área mais populosa de São Paulo, tem a maior concentração de Etecs (escolas técnicas mantidas pelo Estado) do município e também os cursos mais procurados nessas instituições.

Das 44 escolas do tipo na cidade, que oferecem cursos de nível técnico e médio gratuitamente, 17, ou 40%, estão na região, que concentra 30% da população paulistana. No total, são cerca de 17 mil estudantes matriculados.

Avener Prado/Folhapress
SAO PAULO, SAO PAULO, BRASIL, 27-08-2016: Fachada da unidade SENAC Tatuapé, em frente à Radial Leste com grafite do artista Eduardo Kobra. Desenho O Pensador, inspirado na obra de Auguste Rodin. (Foto: Avener Prado/Folhapress, XXX) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA***
Grafite do artista Eduardo Kobra na fachada da unidade do Senac no Tatuapé

"A presença das Etecs é justificada pelo grande volume populacional e pela necessidade de formar mão de obra qualificada para empresas da área", diz Aguinaldo Silva Garcez, assessor técnico do Centro Paula Souza, que administra as escolas.

Nos últimos anos, o número de Etecs na zona leste mais que dobrou: eram apenas sete unidades em 2007.

A demanda, porém, continua alta. O curso de mecatrônica integrado ao ensino médio da Etec Martin Luther King, no Tatuapé, foi o mais concorrido entre todos os cursos das Etecs da cidade no último processo seletivo, no início de 2016, com 24 candidatos para cada vaga. Em segundo, ficou o curso de informática da Etec Zona Leste, no bairro Cidade Antonio Estevão de Carvalho, com 19 candidatos por vaga.

O desempenho das Etecs da zona leste também colabora para aumentar a procura: sete delas estão entre as 20 melhores escolas públicas da cidade, de acordo com dados do Enem de 2015.

Sobre a abertura de novas escolas na região, Garcez diz que estão em andamento estudos de viabilidade técnica para criação de mais duas unidades, uma no Jardim Pantanal e outra no Itaim Paulista.

DESENVOLVIMENTO

O Senac está na zona leste com quatro unidades que oferecem cursos de nível técnico e de formação profissional.

A unidade do Tatuapé sozinha tem mais de mil cursos de curta a longa duração durante o ano, e cerca de 40 de nível técnico.

"Esses cursos promovem o desenvolvimento da região, elevando o índice de empregabilidade e a capacidade de empreender dos alunos", diz Guilherme Vilella, gerente do Senac Tatuapé.

A empresária Laine Gimenez, 42, acabara de abrir uma cafeteria no Shopping Center Penha quando decidiu fazer o curso de barista no Senac do bairro, a menos de 1 km do estabelecimento.

"O curso me deu conhecimento técnico, me preparou para oferecer um serviço melhor", afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade