Saltar para o conteúdo principal
 
  Acompanhe a serafina no Twitter
18/12/2011 - 11h20

Matt Damon estrela novo filme e grava com Wagner Moura

Publicidade

MARCELO BERNARDES
DE NOVA YORK

Em dezembro de 1997, quando entrevistei Matt Damon pela primeira vez, ele era um garotão de Boston com sorriso de ponta a ponta. Chegou 30 minutos atrasado, com uma ótima desculpa. "Acabei de ser fotografado para a revista 'Time'. Eles vão dar uma matéria enorme sobre Ben (Affleck), eu e 'Gênio Indomável'."

O acontecimento era mesmo para ser celebrado. Um ano antes, o estúdio de cinema Fox sequer cogitou o nome dele para participar das entrevistas de lançamento do filme "Coragem Sob Fogo".

Matt interpretava um soldado no suspense estrelado por Meg Ryan e Denzel Washington, era desconhecido e não parecia valer o investimento com passagens de primeira classe, acomodações em hotel cinco estrelas e outros gastos comuns para grandes nomes de Hollywood, como stylists, segurança e limusine.

David Slijper/.
Queridinho de grandes diretores, ator Matt Damon estrela novo filme com Scarlett Johansson
Queridinho de grandes diretores, ator Matt Damon estrela novo filme com Scarlett Johansson

Quase 15 anos mais tarde e um Oscar (dividido com o melhor amigo, Ben Affleck) pelo roteiro de "Gênio Indomável", o ator de 41 anos construiu uma grande carreira. Mas tudo a seu modo, sem afetação. Foi entrevistado e perfilado por quase todas as revistas importantes nos anos seguintes, mas nunca foi a sobremesa preferida das publicações de fofocas, ao contrário de seu parceiro de Oscar e de dois de seus grandes amigos, George Clooney e Brad Pitt.

"Minha vida é pacata. Sou casado, faço supermercado, empurro o carrinho das minhas filhas, meu sapato não é de grife e não tenho amantes", diz Matt à Serafina, em um hotel cinco estrelas de Nova York.

Ele está na cidade para o lançamento de seu novo filme, "Compramos um Zoológico", dirigido por Cameron Crowe ("Quase Famosos" e "Vanilla Sky" ), que estreia no dia 23. Seu personagem é um jornalista viúvo que se muda com os dois filhos para uma propriedade rural na Califórnia, com um zoológico dentro dela. Ele assume o zoo e a equipe responsável pelo cuidado com os bichos, encabeçada por Scarlett Johansson.

É uma história sobre o relacionamento entre pai e filhos e também sobre como a morte prematura de um cônjuge afeta a vida dos que ficaram. Em um dos "flashbacks", o protagonista, personagem de Matt, lembra como conheceu sua mulher cinematográfica: uma paixão à primeira vista ao entrar num restaurante.

Indago se foi ele que pediu por aquela cena no roteiro. Ele diz que não, foi uma coincidência com sua vida pessoal. Em 2003, enquanto filmava a comédia "Ligado em Você", em Miami, Matt, numa noite de folga, entrou num bar da cidade, viu a garçonete e se encantou.

"Meu coração bateu mais forte quando a vi", lembra. Ela é a argentina Luciana Barroso, e os dois se casaram em 2005. Virou padrasto da filha de sua mulher, Alexia, com quatro anos na época, fruto de um relacionamento anterior. Os dois tiveram três filhas juntos: Isabella, 5, Gia, 3, e Stella, 1.

Nesse momento, está careca. O visual é para o seu próximo filme, "Elysium", rodado no Canadá. É a nova produção do cineasta sul-africano Neill Blomkamp (de "Distrito 9" ) e tem no elenco os brasileiros Wagner Moura e Alice Braga.

Em seguida, será dirigido pela sétima vez por Steven Soderbergh em "Liberace", cinebiografia do cantor e pianista, ao lado de Michael Douglas. Os dois longas têm previsão de estreia para 2013.

TOP DE LINHA

Nenhum outro ator de sua geração trabalhou com tantos diretores icônicos em Hollywood quanto ele. Nem Leonardo DiCaprio. Matt foi dirigido por Francis Ford Coppola ("O Homem que Fazia Chover" ), Steven Spielberg ("O Resgate do Soldado Ryan" ) e Martin Scorsese ("Os Infiltrados" ), a santíssima trindade de cineastas que brotou nos anos 70 e mudou para sempre a cara do cinema americano.

E pelos principais roteiristas e diretores independentes, os queridinhos dos críticos, grupo do qual fazem parte Steven Soderbergh, os irmãos Coen ("Bravura Indômita" ) e Gus Van Sant ("Gênio Indomável", "Encontrando Forrester", "Jerry").

Nem os atores-diretores o deixaram de lado. Fez parcerias com Robert Redford ("Lendas da Vida" ), George Clooney ("Confissões de uma Mente Perigosa"), Robert De Niro ("O Bom Pastor" ) e Clint Eastwood ("Invictus", "Além da Vida" ).

O ator conta que nunca fica trancado no trailer entre uma cena e outra. Gosta de observar o trabalho dos cineastas e questionar o porquê deste ou daquele enquadramento.

O interesse não é só curiosidade. Ele pretende usar as dicas num filme que deve dirigir no ano que vem, do qual ainda não dá detalhes.

MATT X BARACK

Embora mantenha o jeitão de surfista californiano (com sangue irlandês nas veias), não é um galã no sentido clássico. Extremamente politizado, não tem problemas para expor suas ideias polêmicas para a imprensa a respeito da atuação do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg ("ele conduz a cidade de maneira errada, com um olhar corporativista, como se Nova York fosse uma de suas empresas"), e do presidente Barack Obama.

Durante as entrevistas de lançamento da ficção científica "Os Agentes do Destino", ele se disse insatisfeito com o trabalho de Obama, especialmente com o sistema educacional --"em estado de coma", segundo o ator, filho de uma professora. A frustração de Matt naquela época chegou aos ouvidos de Obama.

No tradicional jantar para os correspondentes da Casa Branca, em abril deste ano, em que o presidente fez brincadeiras com as críticas que recebe, Obama contra-atacou com uma piada. "Matt Damon disse que ficou desapontado com minha performance", afirmou. "Bem, eu acabei de assistir a 'Os Agentes do Destino', então te devolvo a crítica, meu camarada!"

Pergunto ao ator sobre o movimento "Ocupe Wall Street" e o despejo dos piqueteiros do parque Zuccotti, centro das manifestações. "O que mais gosto é que isso tudo deixou os nossos líderes bastante nervosos", explica.

"Desalojar os ocupantes não vai extinguir o movimento. A história dos Estados Unidos mostra que o embate com o governo sempre acaba com os manifestantes vencendo", acredita. "Vejo um futuro de vitória para nós, os insatisfeitos", prevê o bom menino.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade