De rúgbi a ioga, saiba quais atividades podem ser feitas em parques

Felipe Gabriel/Projetor/Folhapress
Laila Gardel Marinho, 34 e sua filha Larissa durante aulão de yoga no Parque do Ibirapuera
Laila Gardel Marinho, 34 e sua filha Larissa durante aulão de yoga no Parque do Ibirapuera

PASSEAR COM O CACHORRO
Os parques Buenos Aires, na região central, Ibirapuera, na zona sul, e da Juventude, na norte, têm cercadinhos onde os cães podem brincar sem coleiras. No do Povo, na zona oeste, e na Aclimação, a região central, há bebedouros mais baixos para os bichos. Todo sábado, das 15h às 17h, o Villa-Lobos oferece aulas gratuitas de adestramento.

TRILHAS
Quem prefere passeios mata adentro pode se aventurar pelas trilhas para caminhada e jogging dos parques Burle Marx, na zona sul, e Alfredo Volpi, na oeste. No Burle Marx, é aconselhável que os iniciantes comecem pela "trilha A", com 350 metros de extensão e mais plana.

BICICLETA
Opções não faltam para quem quer fugir do cinza na hora de pedalar. Na zona leste, o parque do Carmo conta com uma ciclovia de 8,2 km, que perde apenas para os 11,4 km do Ecológico do Tietê, na mesma região. As crianças que ainda estão aprendendo a se equilibrar podem treinar na miniciclovia do Cordeiro, na zona sul, enquanto os passeios em família são mais viáveis nas ciclovias largas do Villa-Lobos, na oeste.

SKATE
A marquise do Ibirapuera é destino certo para quem costuma andar de skate ou longboard pela cidade, mas o parque da Juventude, na zona norte, conta com uma ampla pista de skate em bom estado de conservação. Aos fins de semana, a ladeira do parque da Independência, na zona sul, costuma atrair os entusiastas do longboard.

IOGA E MEDITAÇÃO
Quanto mais silenciosos e calmos, melhores são os ambientes para ioga e meditação. Assim como o Trianon, na região central, o parque Colina de São Francisco, na zona leste, tem árvores de grande porte que favorecem a prática dos exercícios. Uma vez por mês, o estúdio MyYoga oferece aulas abertas e gratuitas no Ibirapuera.

CORRIDA
Com pistas próprias para os corredores, os parques Villa-Lobos, da Aclimação, Ibirapuera, Burle Marx e do Carmo são opções certeiras para a prática do exercício. A Cidade Universitária, na zona oeste, além dos parques do Povo e da Água Branca, também são indicados.

FUTEBOL
No parque da Aclimação funciona uma escola municipal de futebol que, segundo a prefeitura, é a primeira do Brasil e da América Latina. O espaço completou 40 anos em 2014 e oferece cursos gratuitos para crianças e jovens. Campos e quadras de futebol também fazem parte da estrutura dos parques do Carmo, Ibirapuera, do Povo e Villa-Lobos.

PLAYGROUND INFANTIL
Quase todos os parques da região central possuem playground, com brinquedos e tanques de areia. O parque da Água Branca, no entanto, conta ainda com brinquedoteca e espaço para leitura infantil. Há também um parque de diversões com balões pula-pula e carroséis de carrinhos, além de parquinho com gangorras e balanços.

BASQUETE E TÊNIS
Em vez de pagar a diária em um clube particular, por que não reunir os amigos nos espaços públicos da cidade? Os parques da Aclimação, Ibirapuera, Juventude e Villa-Lobos dispõem de quadras de basquete de rua ou tradicional -algumas em bom estado de conservação, outras nem tanto. Também há quadras de tênis no parque Villa-Lobos e no da Juventude

RÚGBI
Com 286 mil metros quadrados de área, o parque Esportivo do Trabalhador, na zona leste, tem um campo de rúgbi que pode ser utilizado livremente. Para um melhor aproveitamento do espaço, são organizados jogos pelo programa Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Publicidade
Publicidade