Grupo planta 500 mudas na periferia de SP em protesto contra crise hídrica

Numa tentativa de chamar a atenção e de encontrar uma solução para a crise do abastecimento de água, um grupo de paulistanos se reunirá nesta sexta-feira (19) para plantar 500 mudas de árvores em Parelheiros, na zona sul de São Paulo.

A ação, organizada pelo Instituto Kairós e e pelo coletivo Muda SP, começará com um ato simbólico e pacífico na frente da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) às 8h.

Às 9h30, o grupo sairá para o plantio de cerca de 500 mudas de plantas nativas em uma propriedade em Área de Proteção Permanente (APP) em Parelheiros.

Pops Lopes/Divulgação
Ato quer chamar atenção do governo para soluções ecológicas no combate da crise hídrica
Ato quer chamar atenção do governo para soluções ecológicas no combate da crise hídrica

De acordo com o grupo, o objetivo é mostrar que, para enfrentar a crise hídrica no Estado, é preciso partir para ações eficazes que possam produzir água.

O ato na ALESP será aberto, mas, por conta de logística, o trabalho em Parelheiros deve contar com 50 pessoas. Lá serão plantadas mudas de árvores como tamboril, araçá e jacarandá, que foram doadas pela Casa de Agricultura de Parelheiros. "Elas têm um crescimento rápido e ajudam a fazer sombra para outras que demoram mais para se desenvolver", afirma o geógrafo Arpade Spalding, integrante do Instituto Kairós.

Segundo Spaldind, o reflorestamento de áreas deste tipo previne o assoreamento de rios e represas. "Além disso, as raízes das árvores ajudam a melhorar a infiltração da água na terra", diz. "A ideia, no futuro, é fazer essas ações uma vez mês por mês ou a cada 15 dias."

A mobilização também protesta contra um conjunto de regras que afrouxam a legislação ambiental, entre as quais aquelas que protegem a vegetação às margens de rios e represas. A proposta já foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo e agora precisa passar pelo governador Geraldo Alckmin.

Publicidade
Publicidade