Senhoras coreanas e imigrantes russos apresentam canções de Natal

Corais formados por imigrantes de diversas nacionalidades vão se apresentar no final do ano no Museu da Imigração, na Mooca. As apresentações, gratuitas, fazem parte das comemorações de Natal do Museu.

Canções líricas, tradicionais e folclóricas da Rússia serão cantadas pelo Coral Russo Melodia. Criado há 25 anos pelo regente Aleksander S. Politansky, o coral reune cantores amadores e até alguns profissionais formados na ex-União Soviética, a maioria de origem russa.

Divulgação
O Coral das Mães Coreanas será uma das atrações de fim de ano do Museu da Imigração
O Coral das Mães Coreanas será uma das atrações de fim de ano do Museu da Imigração

Com quase o mesmo tempo de existência, o Coral das Mães Coreanas, formado há 26 anos, também se apresentará no festival de Natal. Com "hanboks", trajes tradicionais que, quando giram, chegam a seis metros de diâmetro, as cantoras são mulheres da primeira leva de imigração coreana no Brasil, que completou 50 anos em 2013. Elas começaram a cantar na meia-idade e foram envelhecendo –de mães passaram a avós. A mais velha, Yeosa Gil, tem 88 anos.

Se apresenta também o Coral Polonês da Cidade de São Paulo, regido pela polonesa Krystyna Kasperowicz, que apresenta canções de Natal tradicionais dos país Europeu.

A programação de Natal do museu também terá uma visita guiada para explicar as tradições de fim de ano de países que mandaram imigrantes ao Brasil. O passeio especial será às 18h do dia 19/12, e terá entrada gratuita.

Do dia 9 de dezembro ao dia 6 de janeiro de 2015, um presépio com objetos do acervo do Museu vai apresentar cerca de 50 peças tradicionais doadas por uma família portuguesa.

Festival de Corais 07/12 - Coral Rafaelis, às 11h, e Coral das Mães Coreanas, às 15h. 14/12 - Coral Russo Melodia, às 11h, e Coral Polonês da Cidade de São Paulo, às 15h. Grátis.

As representações do Natal e as celebrações de fim de ano. 19/12, às 18h. Grátis.

Vitrine de acervo "Presépios". De 9/12 a 06/01/15. Grátis.

Museu da Imigração. Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, região leste, São Paulo.

Publicidade
Publicidade