Casa & Decoração

Veja vantagens e desvantagens de armários embutidos

São muitos os fatores que influenciam na escolha por móveis embutidos ou soltos. Ocupar cada canto da sua casa, aproveitando todo o espaço, ou ter a flexibilidade de mexer os móveis e de levá-los para a sua próxima residência?

Um dos primeiros argumentos que aparecem na boca de quem opta pelos soltos é o preço. "Quando eu me mudei, reaproveitei os móveis que tinha na outra casa para a sala e os dormitórios.

Com os gastos da mudança, encomendar planejados ficou muito fora do nosso orçamento", comenta a bancária Heloisa Tegolli.

O "boom" imobiliário foi um dos estimuladores para a criação de lojas de móveis planejados e para o aumento da diversidade de acabamentos e linhas, segundo a arquiteta de interiores Mariella Toscano, do escritório Carlos Sawaya Bracher. "As lojas [de planejados] são boas opções para quem sabe desenhar seu próprio projeto ou não tem recursos para contratar um arquiteto, mas quer mais exclusividade."

Há os que enxergam nestes clientes um padrão específico. Carlos Alberto Gomez, da marcenaria Almudena, acredita que as pessoas que apostam em embutidos são, em sua maioria, jovens profissionais com alto poder aquisitivo. É preciso avaliar o benefício a longo prazo.

FUTURO

Para investir em um embutido, é preciso enxergar um futuro na relação com o móvel.

Quando mudou de casa, o artista plástico Matheus Giavarotti optou pelo armário planejado em seu quarto. No entanto, para o dormitório de suas duas filhas, de sete e 11 anos, preferiu os soltos. "Pensei que, daqui a alguns anos, enfrentaria alterações no quarto delas, pois mudariam seus gostos e necessidades", explica Giavarotti.

A "discussão do relacionamento" é ainda mais presente quando se compara a presença dos embutidos em espaços alugados ou próprios. Mariella diz que donos de imóveis são os principais compradores de embutidos. Os móveis fixos valorizam o preço do aluguel.

TAMANHO

Em um ritmo crescente de vendas de apartamentos pequenos e médios, a boa integração dos espaços é levada em conta. "[O embutido] é um projeto personalizado com organização e otimização das áreas", define Gomez.

A arquiteta Neili Farias também se preocupou com o aproveitamento do ambiente na hora de fazer o projeto. "Os armários planejados ocupariam toda a parede e teríamos mais espaço útil", explica.

Como arquiteta, a vantagem de planejar e executar sua própria decoração veio com a parceria de um bom marceneiro e saídas estratégicas, como a utilização da própria alvenaria para o fundo e laterais de armários —que contribuiu para reduzir os custos.

"Com os móveis soltos, você tem que adaptar suas necessidades a eles. Já os planejados se ajustam às suas prioridades", explica.

Publicidade
Publicidade