Bichos & Donos 2014

Cães e gatos trabalham com a polícia, como modelos e até como terapeutas

"Trabalhar como um cão" é uma figura de linguagem para pessoas. Porém, para muitos animais paulistanos, a expressão é literal. Alguns bichos emprestam suas habilidades, inteligência e carisma a diferentes finalidades. Policiais, modelos e terapeutas são as profissões mais comuns.

Para os animais, ter um ofício exige determinadas características. Eles precisam demonstrar aptidão e capacidade para prestar serviço e contribuir com a sociedade.

"Os nossos cachorros passam por um processo seletivo, com critérios que levam em conta a saúde e o comportamento do animal", explica Tatiane Ichitane, coordenadora-geral do Instituto Cão Terapeuta, uma ONG que realiza visitas periódicas a instituições que abrigam e cuidam de crianças, adultos e idosos com deficiência física ou mental.

Hoje, 42 cães terapeutas —e os seus donos voluntários— realizam aproximadamente 160 atendimentos por mês em instituições como a Casa da Criança Santo Amaro, que atende a crianças e adolescentes carentes; a Fraternidade Irmã Clara, que abriga e atende portadores de paralisia cerebral; a Morada São João, casa de repouso para idosos; e o Núcleo Assistencial Irmão Alfredo, que cuida de crianças com deficiência físico-motora de famílias de baixa renda nas quais os pais precisam trabalhar.

Tudo o que os cães precisam fazer é interagir e animar os atendidos. "É possível perceber crianças carentes com histórico de agressividade se tornando mais afetuosas. Já os idosos em casas de repouso sentem-se mais dispostos a sair dos quartos e acabam até mesmo interagindo mais entre si", diz Tatiane.

Entre os cães terapeutas está a vira-lata Lily, 4, de propriedade da ilustradora Diane Hama, 39. "Eu tinha vontade de fazer um trabalho voluntário e quando conheci uma pessoa da ONG achei que tinha a ver com ela", afirma Diane.

O temperamento de Lily faz dela uma ótima terapeuta. "Dentro de casa ela é calma. Quando está solta, corre muito, brinca", diz a dona.

Para ser modelo, o animal precisa ser espontâneo, tranquilo e obediente. Eles realizam trabalhos artísticos e publicitários. São bichos capazes de participar de produções de filmes, novelas, propagandas e ensaios fotográficos.

E são muito requisitados. A Agência Cão Modelo, por exemplo, tem mais de mil animais cadastrados. Não são somente cachorros: o portfólio também conta com gatos e pássaros, que recebem entre R$ 100 e R$ 500
de cachê por seus trabalhos.

"Eu era produtora e sempre precisava de animais para meus trabalhos. Montei uma lista minha de bichos com os quais eu poderia trabalhar", conta a empresária Ana Paula Amaral, 39, proprietária da agência. "Como sempre aparecia um colega perguntando se eu conhecia um animal capaz de realizar um filme ou uma campanha, percebi que havia uma boa demanda para um negócio."

A maior diferença entre o trabalho de um modelo humano e o de um animal, explica Ana Paula, é a necessidade de um especialista próximo. "Não é a mesma coisa. Uma pessoa vai sozinha para uma produção e trabalha. Bichos precisam ser acompanhados de perto por alguém que entenda do assunto, que saiba comandá-los."

Segundo a empresária, para exercer a função de modelo, o animal "não pode se assustar com barulhos, flashes e gente passando, nem se indispor com outros bichos."

Outro exemplo de animais trabalhadores são os cães e cavalos da Polícia Militar. Enquanto a cavalaria faz patrulhas e contenções em situação de alta concentração de pessoas, o canil atua em imobilização de suspeitos, ataque a criminosos, resgates de pessoas perdidas ou sequestradas e reconhecimento e farejamento de drogas e explosivos.

Os bichos começam cedo. Tanto cavalos quanto cães iniciam os treinamentos antes de completarem um ano e continuam praticando semanalmente. A rotina de alimentação, higiene e descanso também é seguida à risca. Além dos veterinários da PM, cada animal tem um policial responsável por ele.

COMO FAZER

A ONG Cão Terapeuta aceita animais de todas as raças e portes. É preciso inscrever o cachorro e passar pelo processo seletivo. Se aprovados, passam a realizar atendimentos. A organização conta com a parceria de 16 adestradores, que supervisionam a saúde e o comportamento dos animais terapeutas.

Na agência Cão Modelo também há processo seletivo que verifica o temperamento do bicho e suas reações a situações de produção. Assim como os modelos humanos, os cachorros precisam de um book para a seleção. (COLABOROU RAFAEL BALAGO)

SERVIÇO

Instituto Cão Terapeuta
www.caoterapeuta.com

Agência Cão Modelo
www.caomodelo.com.br

Agência Pet Model Brasil
www.petmodelbrasil.com.br

Publicidade
Publicidade