restaurantes eleitos júri

Aprenda a fazer um ensopado típico japonês do Aizomê

Dica para dias frios, o chawan mushi é uma das atrações do Aizomê, restaurante eleito o melhor japonês da cidade pelo júri de "O Melhor de sãopaulo". O ensopado, que junta o caldo dashi com itens como ovo caipira, camarões e pedaços de frango, é um prato típico japonês. Aprenda a fazer a receita:

Rendimento: duas porções

Ingredientes

Para o dashi (caldo japonês)
- 500 ml de água mineral ou filtrada
- 5 cm de alga kombu
- 1 punhado de katsuobushi (flocos de peixe desidratados, geralmente utilizado para temperar caldos e sopas)

Para o chawan mushi
- 1 ovo grande (de preferência do tipo caipira, pelo sabor e pela consistência)
- 100 ml de dashi
- 1 colher (chá) de saquê
- 1 colher (chá) de molho shoyu do tipo usukuchi (shoyu claro)
- 1 pitada de sal
- A gosto: pedaços de frango, camarão ou peixe cozidos em água e sal, cogumelos, cenoura, ervilha ou ervilha-torta, edamame (grãos de soja verde cozidos) ou ginnan (castanhas de gingko biloba), cebolinha ou mitsuba (trifólio ou trevo japonês). O "recheio" varia conforme o gosto e os ingredientes disponíveis.

*

Modo de preparo

Dashi
Em uma panela, aqueça a água e a alga em fogo médio. Desligue o fogo antes de a mistura ferver e acrescente o katsuobushi. Deixe o caldo descansar e coe-o em chinois (tipo de peneira) ou em uma peneira comum.

Chawan mushi
Bata ligeiramente o ovo e misture-o ao dashi e aos temperos. Passe tudo por uma peneira fina. Em uma tigela individual ou em um refratário, acrescente à mistura de ovo os ingredientes a gosto. Cubra a tigela com sua tampa ou um filme plástico e coloque para cozinhar em panela a vapor entre 10 e 15 minutos. Geralmente, coloca-se um cubinho de sobrecoxa de frango cozido, meio camarão cozido, uma castanha ginnan, uma fatia de cogumelo shiitake ou um buquezinho de shimeji, uma fatia de cenoura cozida e cortada em formato de flor e se arremata com uma folha de mitsuba.

O melhor de São Paulo
Publicidade
Publicidade