Resíduos que viajam por tubos viram adubo e energia na Suécia

Imagine seu lixo, devidamente separado, viajando a 70 km/h embaixo da terra direto para um contêiner. Parece ficção científica, mas isso já está acontecendo em Estocolmo, na Suécia.

Um sistema de coleta por sucção em tubos subterrâneos é a aposta para aumentar a reciclagem e diminuir o tráfego de caminhões na cidade nórdica.

No final dos anos 1990, uma área subutilizada da cidade foi planejada para se transformar no distrito verde Hammarby Sjostad, que reaproveita 99% dos resíduos e terá 27 mil moradores em 2017.

O lixo reciclável mais comum, como plástico e alumínio, é depositado em uma área específica dentro dos condomínios. O restante entra no sistema de sucção pelos 453 pontos de coleta espalhados em 200 hectares (equivalente ao distrito da Sé).

Há três entradas separadas para cada tipo de resíduo: restos de comida, lixo "combustível" (ex.: embalagens de pizza) e jornais.

Os restos de comida viram adubo e biogás, utilizado nas casas e ônibus. O lixo "combustível" é incinerado e vira energia: água quente e calefação doméstica.

A jornalista viajou a convite do Swedish Institute

Publicidade
Publicidade