Depois de 30 anos em bancas, fornecedor de Alex Atala abre loja em Moema

O peixeiro Marcelo Nonaka, 47, estava todo de branco, da blusa à galocha, ao entrar pela primeira vez no restaurante D.O.M. Após muita insistência, aceitara o convite de Alex Atala. O chef costumava comprar de sua barraca na feira da Barão de Capanema, a mesma rua de sua casa, nos Jardins.

Nonaka só disse sim no dia em que Atala garantiu reservar uma mesa nos fundos da cozinha. "Sabia que trazia dos pés à cabeça um cheiro de peixe. Não queria incomodar." Ao ser guiado pelo garçom, ele sacou: caíra em uma pegadinha. Foi acomodado no salão principal. "Morri de vergonha!"

Nonaka só relaxou quando o anfitrião sentou-se para acompanhá-lo. Faminto após horas de feira, provou feijão-roxinho, arroz e peixe. "Aí vi que ele cozinha bem para caramba", conta.

Na época, o Atala era para ele um "magricelo, meio molecão, gente boa, dono de restaurante chique, que gostava de comprar peixes diferentes". Mas, depois desse encontro, o chef passaria a receber seleções ainda mais preciosas de peixes. E Nonaka, mais convites para almoçar. Assim, selaram uma amizade. Num bate-papo, o peixeiro abriu o jogo. "Falei da dura rotina das feiras e do sonho de ter uma peixaria fixa."

Recebeu apoio do amigo e decidiu empreender. Há um ano e meio, abriu uma peixaria-butique em Moema. "Devo tudo às feiras livres, onde passei 30 anos, mas hoje trabalho menos e ganho mais."

Ocean Six: Pescados Gourmet: rua dos Chanés, 256, Moema, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5093-9432; www.oceansix.com.br

Publicidade
Publicidade