Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
14/04/2013 - 02h00

A última jade atlântica

Publicidade

CHICO FELITTI
DE SÃO PAULO

Quando a cidade ainda era mais verde que cinza, um ceboleiro como eu era sinal de riqueza. Agricultores sabiam que uma árvore do meu feitio significava terra boa para culturas. Portanto, valorizava as glebas. Eu era a jade da mata atlântica --ou ao menos assim me chamavam.

Hoje em dia, percebo que o tempo me desvalorizou. Ninguém mais pensa num ceboleiro como condição para comprar terras. E, quando se compra uma terra em que há um, ele logo cai. Por isso sou quase filha única. Um estudo da botânica Clara Adundi, da Unesp, levantou que há menos de 50 ceboleiros na cidade.

Não é difícil me achar dentro do parque Ibirapuera. Sou o único. Busque no viveiro por uma árvore grande cercada de mudinhas de ipês, jequitibás, sibipirunas,aroeiras e pitangueiras. É que dou sombra para esses pés pequenos, que depois serão distribuídos pela cidade.

Em 1927, quando Manequinho Lopes, que dá nome ao viveiro, começou a plantar eucaliptos para drenar o solo pantanoso da fazenda e fazer dela um parque, eu já estava por aqui. Testemunha de uma terra que era considerada muito ruim e hoje faz parte das mais nobres da cidade (e não é por minha causa).

Mas não me sinto só. Nos fins de semana, frequentadores do parque se deitam nas minhas raízes, que formam uma espécie de assoalho de madeira. Uns tomam sol, outros descansam após a corrida. Um grupo de RPG se encontra sob minha copa uma vez por mês para incorporar mágicos, duendes e guerreiros.

ÁRVORES DE SÃO PAULO
Veja o perfil de algumas das mais antigas

"É um guarda-sol que respira, mais fresquinho", diz a aposentada Ana Maria Bifi, que aos 78 anos lê "Moby Dick" pela primeira vez (com a ajuda da minha copa para barrar a luz do meio-dia).

Minha madeira molinha combina com o significado de Ibirapuera, "madeira podre" em tupi. A suavidade permitiu que casais como "Ju e André" jurassem amor eterno em meu tronco. É capaz que os namoros tenham esmorecido antes das inscrições na minha casca (que são desaconselhadas pelos guardas do parque e por mim mesma, que fique claro).

Ao contrário dos apartamentos do outro lado da avenida República do Líbano, que alcançam R$ 13 mil o metro quadrado, dou teto de graça. No fim, há quem pense que ainda tenho algum valor.

Ceboleiro (Phytolacca dioica) - Viveiro Manequinho Lopes, parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página