Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
06/01/2013 - 03h00

Peça sobre casal sem moralismos tem Nívea Stelmann no elenco

Publicidade

SERGIO MADURO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dirigida por Jacqueline Laurence, a comédia "Batalha de Arroz num Ringue para Dois", com Nívea Stelmann e Maurício Machado, traz a história de um casal que vive sempre brigando. A estreia ocorre nesta sexta-feira (11), no Teatro das Artes, no shopping Eldorado (região oeste de São Paulo),

No palco, transformado em arena de luta, estão os conflitos cotidianos e a intimidade de um casamento.

Escrita por Mauro Rasi (1949-2003) em 1984, a peça já teve montagens com Miguel Falabella (que, além de fazer o marido, também era o diretor) e Bia Nunes, Claudia Raia e Cláudia Jimenez, que se revezaram no papel da mulher. "O texto mostra homens e mulheres como eles são e não é nem um pouco datado. Continua sendo extremamente divertido, mesmo sendo de 1984", diz Jacqueline.

Abaixo, leia entrevista com a diretora:

sãopaulo - O texto da peça tem um humor atual?
Jaqueline Laurence - O texto mostra homens e mulheres como eles são e não é nem um pouco datado. Continua sendo extremamente divertido, mesmo sendo de 1984. É uma comédia sobre um casal que vive brigando. A cada cena, é apresentado um lado da personalidade de cada um. O casal [da peça] é tudo, menos gente convencional. Dizem barbaridades um para o outro. É um humor agudo, extravagante. Eles não têm um código moralista, não pedem desculpas pelo que são e pelo que fazem.

A disseminação do humor "stand-up" ajuda no gosto pelas comédias?
A comédia em pé, com a qual as pessoas estão habituadas, baseia-se mais em piadas. Na peça ["Batalha de Arroz..."], não. São cenas de comédia que se desenvolvem e que têm o humor afiado do Mauro Rasi, que é fantástico. Mesmo para o público atual, acostumado com coisas escrachadas, é divertido.

A montagem precisou de adaptações?
São quatro cenas. Atualizamos as falas sobre política. O diretor musical também atualizou a trilha sonora. Fora isso, o texto praticamente não precisou de outras adaptações, só uma palavra ou outra, que era típica da época e mudou. A ideia geral continua a do jovem casal caracterizado como dois lutadores modernos. Eu sugeri luvas de boxe, mas me disseram que estava fora de moda. O cenário é, em princípio, um octógono, com algumas idealizações do cenógrafo.

Como é sua rotina de ensaios?
Hoje em dia, a gente não consegue ensaiar longamente porque o esquema de trabalho é outro, todo mundo tem outros afazeres. Mas temos ensaiado muito.

E o trabalho com a Nívea Stelmann e com o Maurício Machado?
Estou acostumada a trabalhar em teatro toda a minha vida e esse foi um trabalho normal, que está se desenvolvendo muito bem. Para mim, eles são atores muito jovens. A Nívea tem muita experiência em televisão. Teve um período de adaptação, porque ensaiar uma comédia em teatro é completamente diferente. E o Maurício já tem muita prática de teatro. Os dois ficam à vontade e conseguem contracenar muito bem.

Teatro das Artes - Shopping Eldorado. Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, tel. 3034-0075. 742 lugares. Sex. e sáb.: 21h30. Dom.: 19h. Estreia em 11/1. Até 31/3. 70 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Ingr.: R$ 60 a R$ 70. Ingr. p/ tel. 4003-2330 ou p/ site www.ingresso.com.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página