Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
03/06/2012 - 02h37

Confira alguns destaques da 4ª edição do festival In-Edit

Publicidade

ANA ELISA FARIA
DE SÃO PAULO

Setenta documentários musicais oriundos de 11 países distintos estão em cartaz na cidade até o próximo dia 10 como parte da programação do In-Edit Brasil 2012.

A quarta edição do festival, que se originou na Espanha e tem como objetivo exibir obras inéditas por onde passa, acontece no Museu da Imagem e do Som, no Cinesesc, na Cinemateca Brasileira, no Cine Olido, no Cine Livraria Cultura e na Matilha Cultural.

Divulgação
Cena do documentário "Vou Rifar Meu Coração", da cineasta carioca Ana Rieper
Cena do documentário "Vou Rifar Meu Coração", da cineasta carioca Ana Rieper, que apresenta as nuances da música brega

Este ano, seis longas nacionais fazem parte da competição do evento, que também presta homenagem ao DJ Don Letts, ao fotógrafo Thomaz Farkas e exibe "George Harrison: Living in the Material World", do cineasta Martin Scorsese.

No site oficial do In-Edit, veja a programação completa. Abaixo, confira alguns destaques selecionados pela sãopaulo:

HOMENAGEM A DON LETTS
O DJ e documentarista britânico, famoso por dirigir clássicos sobre o movimento punk inglês, é reverenciado na mostra com sessões especiais de quatro dos seus mais importantes filmes. São eles: "The Punk Rock Movie", "Punk: Attitude", "The Clash - Westway to the World" e "Rock'n'Roll Exposed - The Photography of Bob Gruen". Ele também estará na cidade para encontrar fãs e discotecar na Cinemateca.

"LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA"
Dirigido por Riba de Castro, o filme narra a história do Lira Paulistana, célebre espaço alternativo que, na rua Teodoro Sampaio, região oeste, recebeu, entre os anos 1979 e 1986, novas tendências musicais da cidade. A casa era frequentada por artistas renomados e de várias vertentes da música, entre eles destacam-se Itamar Assumpção, Titãs, Grupo Rumo, Premeditando o Breque e Cólera.

"VOU RIFAR MEU CORAÇÃO"
O longa da cineasta e geógrafa carioca Ana Rieper (leia entrevista ao lado) revela nuances do imaginário afetivo, erótico e romântico do brasileiro a partir da análise da dita música brega e de entrevistas com intérpretes e autores dessas canções. A obra, que tem estreia prevista para 3/8, está em competição no festival ao lado de mais outros cinco filmes, como "Jorge Mautner - O Filho do Holocausto", de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt.

MOSTRA THOMAZ FARKAS
Húngaro naturalizado brasileiro, o fotógrafo, produtor e diretor de cinema Thomaz Jorge Farkas (1924-2011) é celebrado no festival com a apresentação de sete filmes dos quais participou de alguma forma. No geral, as obras tratam da vida de músicos, falam sobre a história de instrumentos, cordéis e tradições do Nordeste. Entre elas estão "Jornal do Sertão", "A Cuíca" e "Nossa Escola de Samba".

GEORGE HARRISON: LIVING IN THE MATERIAL WORLD
Após o oscarizado "A Invenção de Hugo Cabret", um novo trabalho do veterano cineasta Martin Scorsese chega a São Paulo. Aqui, em vez de uma história infantil, o diretor revela, por meio de entrevistas e material de arquivo, a trajetória --e intimidade-- do ex-beatle George Harrison.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página