Relação entre Lula e Dilma 'estremeceu' por candidatura em 2014

LETÍCIA CASADO
CAMILA MATTOSO
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

A mulher do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, que fez a campanha eleitoral de Dilma em 2010 e 2014, afirmou em vídeo gravado no acordo de delação premiada o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva queria ser o candidato à Presidência em 2014, mas Dilma insistiu na reeleição. Mônica disse que recebeu a informação de seu marido, Santana, que conversava com frequência com Dilma. Segundo Mônica, naquele ano a relação entre Lula e Dilma teve "um estremecimento".

Mônica falou sobre a relação entre Lula e Dilma ao responder a uma pergunta dos procuradores da República que queriam saber se Lula se envolveu nas questões financeiras da campanha de 2014.

No mesmo depoimento, a mulher de João Santana contou que o casal usava apelidos para se referir a autoridades do governo. O ex-presidente Lula era o "Pavarotti" ou "Pava", em referência ao cantor de ópera Luciano Pavarotti (1935-2007). "A gente achava, uma época que ele ficou muito gordo, e com barba, ele parecia com o Pavarotti. Era Pava ou Pavarotti, tenho vários telefones anotados como Pava", disse Monica.
Dilma Rousseff era identificada como "Tia" e o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, era o "Laticínio".

"A gente inventava apelidos para algumas pessoas para não anotar, como eu disse, não ficar anotando nomes deles em agenda, como 'Guido Mantega: reunião'. Por que que eu ia ter reunião com Guido Mantega? Não tinha nenhum sentido", disse Mônica.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.